sexta-feira, outubro 28, 2005

Os objectos invisíveis

Materiais Diversos, de Tiago Guedes
28 e 29 Outubro 2005
19h00

Radicar Materiais Diversos (2003) na definição ‘dança’ sugere uma recusa à reflexão acerca do papel do espaço, do corpo, do criador e espectador num objecto artístico. Esta proposta de Tiago Guedes trabalha precisamente a necessidade dos elementos reagirem e trabalharem entre si. No limite, permanece inclassificável, não sendo teatro ou dança, mas antes um discurso criativo sobre a falibilidade das definições, reconhecendo então uma nova dimensão de prazer, entrega e partilha.

Assente numa procura sobre a funcionalidade do gesto, o espectáculo parece questionar-se sobre o modo como o espectador se prepara para a recepção de uma proposta artística, no que isso possa representar uma disponibilidade ausente de expectativas, interpretações e comparações. Este discurso centra-se a um outro nível (talvez emocional) que força o espectador a ser cúmplice num jogo pré-calculado, cuja margem de erro é reduzida. Aqui promove-se um bem-humorado e lúdico esquema através de uma libertação dessas interpretações impostas. Materiais Diversos quer propor leituras, em vez de forçar uma.

Podendo ser visto como um intra-díptico que se desenvolve numa estrutura de permanente ilusão, aproxima-se de uma lógica de teatro convencional, estabelecendo uma espécie de realidade paralela que se ancora na crença do espectador. No entanto, este jogo de espelhos em que Materiais Diversos se apresenta (os materiais que Tiago Guedes manipula ao longo do espectáculo, 1º de forma invisível, depois dando a ver o que já lá estava), não significa que dependa de forma opressiva da relação espectador-criador, mas antes reclama um lugar para o corpo social e a sua inerente volatibilidade. Será talvez por isso que o coreógrafo se deixa cair para o meio do lixo. Seremos todos uma espécie de utensílios e importa menos a forma, mas antes a universalidade dos gestos.

Nesse sentido, antes que possamos afirmar que é uma proposta de dança, deveremos olhá-la como um cruzamento de universos performáticos partilhados por um conjunto vasto de criações não só de dança. Ultrapassando determinados pré-conceitos, seremos capazes de receber esta proposta como uma metáfora acerca da dimensão finita do corpo, não só pensada na influência que exerce na recepção da mesma, mas estabelecendo um outro filtro de realidade. A percepção desta dimensão transporta o espectador para um outro nível de crítica e questionamento acerca das fronteiras de uma performance como objecto artístico. Mas também um olhar sobre o modo como se processam reflexões acerca do quotidiano e do lugar da arte nesse quotidiano.


texto escrito para o site www.idanca.net (Brasil)

Ver aqui e aqui sobre Tiago Guedes neste blog. Ver aqui sobre o 5º Danse en Vol neste blog. Ver aqui a programação do festival.

Brevemente será publicado neste blog um artigo sobre toda a programação do festival, em colaboração com a revista flamenga Rekto:Verso, que o publicará em Janeiro 2006.

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