Em cena (hoje)
God Knows Whati! - Dá Deus Nozes a quem não tem dentes
de e com MARINA NABAIS e ROGÉRIO NUNO COSTA
fotografia de José Luis Neves
1 de Abril, 22:00
PONTO DE ENCONTRO CACILHAS
(entrada livre)
Às 21h20, à saída dos barcos em Cacilhas, um elemento da produção encaminhará as pessoas que não sabem onde fica o local.
Sobre God Knows Whati! neste blog:
É um espectáculo muito feio...
O que se nota, para além de uma coerência afirmativa acerca da ocupação do espaço íntimo de Rogério Nuno Costa, é que o escasso perímetro que o rodeia é trabalhado não como elemento exterior ao corpo, mas como parte integrante deste - o que é, no fundo, a eterna questão do bailarino: viver além do seu corpo... no espaço que o rodeia (...). No entanto, é consciente fazer-se notar que a fisicalidade de Rogério Nuno Costa, a qual se alicerça no trabalho interior de Marina Nabais, é fruto de uma pesquisa sobre a ocupação de um espaço bem mais lato que o perímetro íntimo e que pode atingir zonas de verdadeira violência confrontacional.
Nesse sentido, a fisicalidade de Marina Nabais, se posta em confronto, pode funcionar como espelho, sem no entanto se resignar a sê-lo. Ou seja, percebem-se melhor as movimentações de Rogério Nuno Costa nos espectáculos seguintes [Vou a tua casa e Saudades do tempo em que se dizia texto] , depois de visto God Knows Whati!, do que enquanto objectos isolados. É por isso, talvez, que a presença de Marina Nabais não é, de todo, desprovida de provocação/invasão de espaço alheio, obviamente perceptível nos espectáculos seguintes.
O que se pretende afirmar (...) é que o espaço de cada um é invadido pelo outro, mas invadido não para trazer um objecto novo, mas para o confronto do mesmo objecto (teoria que aliás poderia ser aplicada a qualquer relação amorosa). E esse objecto, tendo sido construído pelos dois, não deixa de aparentar tratar-se de fragmentos que se apresentam como um puzzle a construir. (...)
Tanto Rogério Nuno Costa como Marina Nabais defendem a teoria de que não pretendem apresentar a solução para o problema, mas antes dar o seu contributo para um alterar desse problema. O mais violento, quando assimilada esta noção, é que a solução - se a houver - caberá ao espectador apresentar.
Data e local de estreia: Braga, Janeiro 2003
God Knows Whati! - Dá Deus Nozes a quem não tem dentes
de e com MARINA NABAIS e ROGÉRIO NUNO COSTA
fotografia de José Luis Neves
1 de Abril, 22:00
PONTO DE ENCONTRO CACILHAS
(entrada livre)
Às 21h20, à saída dos barcos em Cacilhas, um elemento da produção encaminhará as pessoas que não sabem onde fica o local.
Sobre God Knows Whati! neste blog:
É um espectáculo muito feio...
O que se nota, para além de uma coerência afirmativa acerca da ocupação do espaço íntimo de Rogério Nuno Costa, é que o escasso perímetro que o rodeia é trabalhado não como elemento exterior ao corpo, mas como parte integrante deste - o que é, no fundo, a eterna questão do bailarino: viver além do seu corpo... no espaço que o rodeia (...). No entanto, é consciente fazer-se notar que a fisicalidade de Rogério Nuno Costa, a qual se alicerça no trabalho interior de Marina Nabais, é fruto de uma pesquisa sobre a ocupação de um espaço bem mais lato que o perímetro íntimo e que pode atingir zonas de verdadeira violência confrontacional.
Nesse sentido, a fisicalidade de Marina Nabais, se posta em confronto, pode funcionar como espelho, sem no entanto se resignar a sê-lo. Ou seja, percebem-se melhor as movimentações de Rogério Nuno Costa nos espectáculos seguintes [Vou a tua casa e Saudades do tempo em que se dizia texto] , depois de visto God Knows Whati!, do que enquanto objectos isolados. É por isso, talvez, que a presença de Marina Nabais não é, de todo, desprovida de provocação/invasão de espaço alheio, obviamente perceptível nos espectáculos seguintes.
O que se pretende afirmar (...) é que o espaço de cada um é invadido pelo outro, mas invadido não para trazer um objecto novo, mas para o confronto do mesmo objecto (teoria que aliás poderia ser aplicada a qualquer relação amorosa). E esse objecto, tendo sido construído pelos dois, não deixa de aparentar tratar-se de fragmentos que se apresentam como um puzzle a construir. (...)
Tanto Rogério Nuno Costa como Marina Nabais defendem a teoria de que não pretendem apresentar a solução para o problema, mas antes dar o seu contributo para um alterar desse problema. O mais violento, quando assimilada esta noção, é que a solução - se a houver - caberá ao espectador apresentar.
Data e local de estreia: Braga, Janeiro 2003
fotografia de José Luis Neves
Outros espectáculos de Marina Nabais e Rogério Nuno Costa analisados neste blog:
Ophelia
Das Padeiras de Aljubarrota
Outros espectáculos de Rogério Nuno Costa analisados neste blog:
Vou a tua casa - lado A
Saudades do tempo em que se dizia texto
Pictures at en exhibition
Actor
Espectáculos de Rogério Nuno Costa em cena:
Vou a tua casa - No Caminho (até fim de Abril)
A análise a este espectáculo será publicada até ao fim da próxima semana
Ophelia
Das Padeiras de Aljubarrota
Outros espectáculos de Rogério Nuno Costa analisados neste blog:
Vou a tua casa - lado A
Saudades do tempo em que se dizia texto
Pictures at en exhibition
Actor
Espectáculos de Rogério Nuno Costa em cena:
Vou a tua casa - No Caminho (até fim de Abril)
A análise a este espectáculo será publicada até ao fim da próxima semana
1 comentário:
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