sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Tiago Guedes estreia peça infantil em França

Estreou na passada terça-feira, 30 de Janeiro, em Armentiéres (França) Matrioska, a primeira coreografia de Tiago Guedes pensada para um público infanto-juvenil, e incluída na residência artística que o coreógrafo português mantém desde 2005 e até Fevereiro do próximo ano no Le Vivat.

A peça, que conta com as interpretações de Inês Jacques e Pietro Romani, é “um enigma do princípio ao fim, com questões que são levantadas, umas respondidas outras não, e que acima de tudo, no final sejam as próprias crianças a construir a sua própria história”, escreve Guedes no texto de apresentação. E acrescenta: “a nossa matrioska, em vez de ser uma grande boneca com outras similares lá dentro (tal como a famosa boneca russa), é uma espécie de lugar que devido ao seu dispositivo permite trabalhar dentro, fora, atrás, à frente, escondido e à vista, fazendo com que diferentes camadas da realidade se descubram umas ás outras numa espécie de caleidoscópio de imagens e situações”.

O autor de Trio e Materiais Diversos quis afastar-se da ideia de concepção de uma coreografia exclusivamente para as crianças, mas que pudesse ser vista também pelos adultos. Isso mesmo é explicado em entrevista ao site Armentiéres, numa reportagem que inclui excertos de Matrioska (apenas disponível em francês - ver vídeo Vivat la danse). Um aspecto também explorado ao nível da cenografia e figurinos, bem como da sonoplastia, respectivamente Catarina Saraiva e Sérgio Cruz, uma estreia no trabalho de Tiago Guedes, que até aqui assumia ambas as funções.

Matrioska apresenta-se hoje pela última vez em Armentiéres, segue depois para Tours, também em França, e a 03 de Março estreia em Lisboa no CCB, onde fica até dia 11. De 05 a 11 de Maio apresenta-se na Culturgest e de 17 a 19 de Maio no Teatro Viriato, em Viseu. Apresentações fora de Portugal incluem França, Inglaterra, Holanda, Itália e Bélgica.

Tiago Guedes pode ainda ser escutado enquanto DJ na rádio Le Vivat (a música que acompanha o site).

Sem comentários: