terça-feira, setembro 12, 2006

Tiago Guedes faz audição para não-profissionais

O coreógrafo Tiago Guedes irá refazer o espectáculo Trio (na foto), estreado em Abril de 2005 na Culturgest, mas desta vez ampliado para 15 pessoas. A peça, agora intitulado Trio Multiplicado, será apresentada no âmbito do ciclo Como Eu e Tu, que decorre de 10 a 26 de Novembro no Teatro Camões, em Lisboa, e que juntará não profissionais em espectáculos de coreógrafos internacionais. Entre os vários nomes delineados por Mark Deputter, programador do Teatro Camões, encontram-se os de La Ribot, Martine Pisani e Clara Andermatt.

Acerca de Trio escrevi, para o catálogo do criador, aquando da estreia (e entretanto publicado no site da revista Mouvement): «Ao colocar, pela primeira vez, o corpo no centro da acção, prolonga não só o seu discurso sobre o essencial numa coreografia, como carrega esse ‘objecto’ de uma força capaz de afastar ou aproximar o espectador do intérprete (e do espectáculo). [...] Trio é, ao mesmo tempo, um discurso sobre o ‘gesto pelo gesto’ e uma estrutura frásica e cumulativa que promove um evoluir da capacidade de pensamento sobre o que é dado. Por isso apresenta-se como uma proposta hipnótica e em transe que procura dar a ver para lá do que é exposto. Do conjunto de repetições e suas variações, surge uma coreografia de linhas e segredos que radica na tensão estabelecida entre quem vê e quem faz. Uma tensão que não se quer prejudicial, mas em nome de um ‘objecto’ a carecer de definição e utilidade.»

Para esta versão multiplicada, Tiago Guedes pergunta: «De que forma se guarda a mesma base coreográfica usando-a como estímulo para uma nova releitura?», e ainda, «Como transformar um espectáculo existente num outro sem que os seus princípios base não desapareçam?». Para isso a REAL abriu audições para não profissionais, a partir dos 15 anos, até ao dia 27 deste mês. A audição decorrerá a 30 de Setembro às 11h00 e o espectáculo a 13 e 14 de Novembro.

Para mais informações e inscrição:
21 390 92 55


Fotografia de Patrícia Almeida

Sem comentários: