quarta-feira, julho 05, 2006

23º Festival de Almada começou ontem

Nas últimas semanas o balanço do Alkantara festival tem marcado várias conversas. De uma maneira geral creio que o mais relevante não será tanto a medição do sucesso do festival pela afluência do público, mas antes pelo que irão os espaços fazer com as dinâmicas de circulação (de público, de criações, de temáticas) que se tendem a criar em festivais de artes performativas. Mais ainda acontecendo eles em contextos culturais onde o acesso pode ser mais difícil e a proliferação de actividades tenda a diminuir o espaço mediático dos eventos. Incluindo a discussão sobre os mesmos. Importa, por isso, perceber exactamente de que forma a inscrição no terreno aproveita as carências do contexto e lhes oferece as ferramentas "fundamentais" para a compreensão do acto criativo.

A 23ª edição do Festival Internacional de Almada, que começou ontem, faz-se, por exemplo, sob o signo do clássico: Beckett, Ibsen, Tcheckov, Strehler, António José da Silva, Tirso de Molina, Almeida Garrett, Moliére, Ionesco, Sobel e Ostrovski são os nomes de encenadores ou autores representados no festival que termina dia 18 de Julho.

Vinte e cinco espectáculos divididos por doze companhias estrangeiras (França, Bélgica, Espanha, República Checa, Itália, Colômbia e Senegal) e treze portuguesas, para além de exposições (Pedro Calapez, António Lagarto, José de Guimarães), debates e conferências, concertos e homenagens (o Observatório das Actividadea Culturais é o homenageado principal desta edição), que enchem vários espaços de Almada e Lisboa no regresso daquele que é o mais importante festival de teatro do país. O Melhor Anjo vai acompanhar esta edição, à semelhança do que fez o ano passado, com textos críticos e outros artigos. Para já do cartaz importa destacar quatro presenças. A saber:

- Zero Degrees, de Sidi Larbi e Akram Khan (05 e 06 Julho, CCB). É o regresso da dança em força ao Festival de Almada, depois de em 2001 João Fiadeiro ter apresentado Existência, com um dos grandes nomes da dança contemporânea europeia apresentado num festival que, no total apresenta mais dois espectáculos de dança (La Mirada del avestruz , espectáculo de honra 2006 e Simbau, a dança do falso leão). É ainda a oportunidade para esbelecer um diálogo directo com um outro espectáculo apresentado recentemente pelos Les Ballet C. de la B., em Lisboa, no Alkantara: vsprs, de Alain Platel. Zero Degrees é o resultado de múltiplos encontros: Larbi e Khan, mas também o escultor Antony Gormley e o músico Nitin Sawhney, para um espectáculo sobre "vida/morte, claro/escuro e ordem/caos". Ler críticas acerca da apresentação em Londres.

- Don, Mécènes et Adorateurs, de Alexandre Ostrovski e encenação do francês Bernard Sobel (hoje às 22h00 e amanhã às 21h30, no Novo Teatro de Almada). Nome fundamental na redefinição do papel do teatro em França, Sobel é um dos mais respeitados encenadores da cena contemporânea, muito em virtude do trabalho desenvolvido a partir dos clássicos. Sobre a adaptação do texto do russo Ostrovski, disse: "Estou a tratar com um homem que observa os homens no próprio meio em que ele vive e trabalha - e trata-se de um mundo brutal - sem os julgar de forma alguma, qualquer que seja a barbaridade ou a ignomínia daquilo a que assiste, e qualquer que seja o seu ponto de vista sobre um mundo onde tais coisas são possíveis. Nunca olha os outros de alto. E isto é essencial." No dia 07, às 19h, o encenador encontra-se com o público no Novo Teatro Municipal de Almada. Ler artigo sobre o espectáculo aquando da estreia.

- Teatro de Papel/Convidado de Pedra (08 e 09 Julho, 23h00, São Luiz - Teatro Municipal). Um ds mais fascinantes projectos teatrais dos últimos anos apresenta-se, finalmente, em Lisboa. O trabalho de Marcelo Lafontana a partir dos teatros de papel dá às suas adaptações teatrais a ilusão e o fascínio certeiros que derrubam qualquer preconceito em relação ao teatro de marionetas. Depois de Júpiter e Alcmena, é a vez de O enganador de Sevilha, de Tirso de Molina, servir de mote para um exercício teatral numa versão (a crer pelo que vimos do anterior) que deixará rendidos todos os que ainda acreditam num teatro re-inventivo. Ver dossier sobre o espectáculo aqui (escolher O TNSJ em Lisboa).

- Giorni Felici, de Samuel Beckett e encenação de Giorgio Strehler (13 e 15 de Julho às 21h00, Novo Teatro de Almada, na foto). Estreada em 1982, a famosa encenação de Strehler para o Picollo Teatro di Milano é aqui reposta por Carlo Battistoni, recuperando a actriz original Giulia Lazzarini que, segundo a crítica, se entrega a um "exercício de memória para combater o tempo, para não se render nunca". É uma das mais inteligentes encenações do texto de Beckett onde o positivismo de Winnie vence o desespero e a angústia de a sabermos presa. A actriz estará presente num encontro sobre Beckett que decorrerá dia 11 de Julho, às 18h30, no Fórum Romeu Correia, em Almada.


Informações sobre os espectáculos retiradas do programa do festival. Mais informações sobre o Festival Internacional de Almada aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it
»