quarta-feira, janeiro 26, 2005

PoNTI' 04 (III)

Jogos duplos, espelhos e objectos invisíveis (III)

Traços comuns no fim de semana de inauguração do PoNTI '04
(Conclusão)

Teatro de Papel/Anfitrião



A última proposta oferecida pelo Po.N.T.I. '04/13º Festival da UTE, Teatro de Papel/Anfitrião (16 Novembro, Salão + ou - Nobre, Teatro Nacional S. João), remete nitidamente para outro espectáculo Anfitrião ou Júpiter e Alcmena que seria apresentado dias depois (24 e 25 Novembro, Teatro Nacional S. João), não só porque se trata da "versão original" desse, mas ainda porque desenvolve uma estimulante ponte entre os dois. Afinal, qual é o verdadeiro anfitrião, pergunta Alcmena quando se vê confrontada. Tal como nós, espectadores, sem sabermos qual dos dois seguir. Porque o texto de António José da Silva foi feito para o seu teatro de bonifrates e o TNSJ permite o confronto.

Contudo, um e outro são autónomos. Porque este texto se reporta aos espectáculos apresentados no fim de semana de inauguração do festival, e mesmo que se tenha visto o outro, aquando da estreia , importa aqui dar conta do brilhante exercício de ilusão que o Teatro das Formas Animadas de Vila do Conde desenvolve. Trata-se, afinal, de um teatro dentro do teatro. Não só porque a história do Judeu trata de enganos e representações, mas porque ao espectador é oferecida a oportunidade de se olhar como espectador-outro. No teatrinho de madeira que instalaram no Salão + ou - Nobre do TNSJ, surgem formas animadas, sons e efeitos que transportam quem vê para um universo meio onírico e fantasioso, afinal, ao nível das personagens de Anfitrião.

Ainda que se compreenda a necessidade de respeito pelo texto, mais não seja porque o público a que destina seja predominantemente infantil (coisa que não respeita o princípio original da existência do texto), acusa excesso de palavras que, acompanhadas por sotaques a fazerem as vezes de diferenças de personagem, imprimem ao espectáculo um peso e uma violência que deixa o espectador esgotado. Ainda assim, a velocidade e a técnica são impressionantes e deixam de lado qualquer possibilidade de análise mais séria. Afinal, também os espectadores (e os críticos) se deixam levar pelo engano de Júpiter e crêem no que assistem, sem questionar. Ou então procuram ser inocentes.

Seria curioso comparar se com esta apresentação de Anfitrião, as personagens feitas pelos bonecos se aproximam mais do texto de António José da Silva, ou seja se cumprem melhor os propósitos que os colegas de carne e osso. Há quase o desejo de pedir que na confusão final, bonecos e actores se misturarem para mostrar, afinal, qual é o verdadeiro Anfitrião.

Teatro de Papel/Anfitrião
co-produção >> TNSJ, TFA – TEATRO DE FORMAS ANIMADAS DE VILA DO CONDE para o PoNTI‘04
a partir de >> ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA (O JUDEU) criação, encenação e interpretação >> MARCELO LAFONTANA, VICTOR MADUREIRA, ANDREIA GOMES dramaturgia >> MARCELO LAFONTANA, JOSÉ COUTINHAS cenografia, marionetas e adereços >> LUÍS DA SILVA música original >> EDUARDO PATRIARCA desenho de luz >> RUI DAMAS projecto de construção do Teatro de Papel >> ANA LOUREIRO construção de marionetas e elementos cénicos >> OFICINA TFA montagem de luz e som >> PEDRO CARDOSO costureira >> NATIVIDADE BRAGA

duração aproximada [1:00]

TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO (SALÃO + OU – NOBRE) 22 OUT [21:30] 23 OUT [10:00 + 12:00] 24 OUT [10:00 + 12:00] 19 NOV [11:00 + 16:00] 20 NOV [16:00] 21 NOV [11:00] 26 NOV [11:00 + 16:00] 27 NOV [16:00] 28 NOV [11:00] 03 DEZ [11:00 + 16:00] CASA DAS ARTES DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PEQUENO AUDITÓRIO) 26 OUT [11:00 + 17:30] CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS (SALÃO NOBRE) 27 OUT [21:30] FÓRUM DA MAIA (GRANDE AUDITÓRIO) 28 OUT [11:00 + 14:00] CASA MUSEU TEIXEIRA LOPES/VILA NOVA DE GAIA 29 OUT [15:00 + 18:00]

Informações sobre Teatro de Papel/Anfitrião disponíveis no link Fora de Cena, do Teatro Nacional S. João

Outros espectáculos apresentados no PoNTI'04 e analisados neste blog:

Figurantes, encenação Ricardo Pais (Teatro Nacional S. João, Portugal)
mPalermu e La Scimia, encenação Emma Dante (Teatro Garibaldi, Itália)
Die Glasmenagerie + Zerbombt, encenação Armin Petras ( SchauspielFrankfurt, Alemanha)

Sobre o PoNTI'04 e o Seminário Internacional de Jovens Críticos de Teatro

Sem comentários: