quinta-feira, junho 23, 2005

Não apenas por prazer* (I)

Análise às propostas apresentadas no FIMFA Lx 05 - Las Tribulaciones de Virginia
02 a 11 de Junho 2005
Lisboa

Image hosted by Photobucket.com
Las Tribulaciones de Virginia (Los Hermanos Oligor)

É hábito considerar-se que um espectáculo de marionetas é uma proposta para o público infanto-juvenil, mas essa é não só uma ideia errada como ausente de uma contextualização da história das marionetas nas artes performativas. História essa que pode recuar até exemplos na idade média. Durante bastante tempo a presença de espectáculos de marionetas não foi um exclusivo das feiras (onde se encontrariam os exemplos mais grotescos ou populares), tendo estado presente nas cortes e casas burguesas, incluindo de artistas. Em Portugal, por exemplo, e já no século XVIII é fundamental falar-se em António José da Silva que, no seu teatro do Bairro Alto, criava óperas que confundiam marionetas e objectos manipulados com actores. As obras eram espaço para exposição de modelos pouco convencionais que, antes de mais, reflectiam uma sociedade suficientemente displicente em se querer rever no modelo apresentado.

Margareta Sörenson, crítica de teatro na Suécia, faz uma breve abordagem ao historial das marionetas na Europa (em texto editado no nº14 do jornal Duas Colunas, a propósito da apresentação no PoNTI'04 da peça Teatro de Papel/Anfitrião ou Júpiter e Alcmena, pelo Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde), e revela que com o tempo se perdeu uma união comum e uma funcionalidade estética levando ao subestimar da influência do teatro de marionetas sobre o teatro normal. Sobretudo quando importantes autores, poetas e pensadores abordaram o teatro de marionetas (cita, entre outros, Selma Lagerlöf, George Sand, Henrik Ibsen, August Strindberg) ou se produziram encontros com as tendências vanguardistas do princípio do século XX (Alfred Jarry e Gordon Craig, por exemplo).

E é nesse sentido que caminham as propostas apresentadas na 5ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA), que decorreu de 02 a 11 de Junho em Lisboa (mas com extensões em Aveiro, Torres Vedras, Viseu e Montemor-o-Novo) e organizado pela companhia A Tarumba. Espectáculos nem todos para um público infanto-juvenil e, alguns deles, com temáticas bastante mais complexas que a simples história de encantar, sustentadas numa combinação de diversas técnicas, da mesma forma que se podem defender novas tendências do espectáculo. O que levanta pertinentes questões relativamente à inscrição deste tipo de espectáculos num contexto criativo, inclusive na forma como são apoiados pelas instituições. Nesse sentido, o panorama que o FIMFA deu a conhecer (10 espectáculos, 8 países) reveste-se de fulcral importância, o que justificava, por si só a continuação do apoio do Instituto das Artes/Ministério da Cultura. Importa, por isso, repensar o modo de integração destas propostas num contexto cultural e criativo, de modo a constituir-se uma base sólida de formação de públicos e equilíbrio de propostas que carecem de modos de competição.

Sobretudo num país cujos exemplos de teatro de marionetas são cada vez em mais número. Para além de estruturas profissionais (A Tarumba, Teatro de Ferro, Teatro de Marionetas do Porto, S.A. Marionetas - Teatro e Bonecos de Alcobaça, Marionetas de Lisboa, ou os já célebres Bonecos de Santo Aleixo, etc.), existem ainda dois festivais especialmente dedicados à prática (BIME - Bienal Internacional de Marionetas de Évora e o FIMFA ou outros que integram este género de espectáculo na programação (caso do último FITEI, por exemplo ou o Percursos/CCB) e um Museu da Marioneta.

A programação em Lisboa dividiu-se essencialmente por dois fins-de-semana e preencheu diversos espaços da capital, com públicos, expectativas e objectivos diferentes. Esta diversidade permitiu não só dar conta da mobilização que o projecto carrega, mas também envolver a cidade em objectos quase secretos. E foi a partir dessa linha secreta que grande parte dos espectáculos procurou cativar o público.

Image hosted by Photobucket.com

Las Tribulaciones de Virgínia (Museu da Marioneta, 02 a 05 Junho), do colectivo espanhol Los Hermanos Oligor propunha dar a ver uma história de sobrevivência, em que importava mais o processo criativo e o modo (as razões) pelo qual o espectáculo surgiu, do que o conteúdo. O público era convidado a entrar numa espécie de tenda de circo, com a respectiva bancada semi-circular e cuja construção remetia para a cave atafulhada onde o processo se desenvolveu. Logo ao início é alertado que o espectáculo foi uma desculpa para um dos elementos reagir à depressão que o afectava e o levaraao isolamento. Por isso esta era uma proposta frágil e que queria sustentar-se nessa ideia para prosseguir.

O microcosmos que compunha Las Tribulaciones de Virgínia era feito de cartão, fios eléctricos, cabos, ferros, incenso, papel, bolas de sabão, brinquedos, pequenas lâmpadas e um sem fim de objectos e sistemas precários que acentuavam a ideia de fragilidade. Também os protagonistas (Virgínia, uma bailarina de caixa de música feita de papel e transportada por um elefante, e Valentim, um enorme boneco de madeira assente numa bicicleta) eram manipulados por um dos elementos da companhia que se expunha (e ao processo) numa tentativa não só de humanização, mas também de partilha das falhas emocionais que o levaram à depressão.

A proposta dos Hermanos Oligor combinava biografia e encenação através de um cruzamento de histórias (a do casal apaixonado e a do próprio manipulador/intérprete) que se desenvolviam em múltiplos palcos espalhados pelo espaço. E se a história não podia ser mais simples e quase fantasiosa (não faltavam sereias, luas com caras diferentes, diversos modelos dos protagonistas, corações iluminados e confetis espalhados pelos espectadores), o espectáculo depressa se tornava num discurso amargo sobre a perda de crença no amor ou as desilusões e resistências inerentes ao crescimento. E se por um lado acreditamos no que nos é narrado (quase maravilhados pela agilidade e destreza na manipulação de objectos tão frágeis), por outro sente-se que o lado mais humano do intérprete se torna, a espaços, desnecessário e, no limite, a contribuir para o perpetuar da ideia de que não se trata de um espectáculo, mas de uma demonstração de virtuosismo cenográfico.

O que tende a fragilizar a mais valia de Las Tribulaciones de Virgínia: uma concepção gráfica e visual que equilibra romantismo com decepção, no que isso representa de melancolia e acumulação de quotidiano, consciente de que outra pessoa poderia fazer outra coisa diferente com os mesmos materiais. Este espectáculo, ainda que apostado em fazer do público um participante activo na partilha de sentimentos (é o intérprete que assume sentir-se vazio se não conversar com o público), peca por um excesso de frontalidade e naturalidade. Porque, no limite, podemos sempre assumir que qualquer verdade posta em cena é sempre uma mentira. E Valentim e Virgínia acreditavam, profundamente, no seu amor.

Continua

*Não apenas por prazer é a frase inscrita no proscénio do Real Teatro da Dinamarca, em Copenhaga, cuja réplica em papel é vista no início do filme Fanny e Alexander de Ingmar Berman