quinta-feira, junho 02, 2005

FIMFA Lx 05

HERMANOS OLIGOR
Espanha
Las Tribulaciones de Virginia

Museu da Marioneta
2, 3 de Junho às 22h00
4 de Junho às 19h00
5 de Junho às 15h00


IDEIA, CRIAÇÃO E ENCENAÇÃO: Hermanos Oligor
TÉCNICA: Teatro de objectos e autómatos
PÚBLICO-ALVO: M/12 DURAÇÃO: 60 minutos N.º MÁXIMO PÚBLICO: 48
IDIOMA: Espanhol

Este espectáculo saiu de uma cave graças à ajuda de Manolo Martín, Juan Loriente, Victor Molina, Anna Alcubierre, Jordi Fondevilla.
Co-produção com o Festival Internacional de Teatre Visual i de Titelles de Barcelona, com a colaboração de Teatres de la Generalitat Valenciana.


Las Tribulaciones de Virginia é um espectáculo de uma companhia recente, que apresenta um trabalho absolutamente experimental e de rara beleza, com bonecos mecânicos, brinquedos e apenas um actor, que os utiliza para nos contar uma história que reflecte sobre as relações pessoais e o amor.

(...)

As máquinas foram inspiradas em experiências causa-efeito, jogos móveis, brinquedos mecânicos e autómatos que funcionam por roldanas e pedais. A acção sucede em todo o espaço e é acompanhada por música de feira, caixas de música e tango. E tudo é, como não podia deixar de ser, de uma rara beleza. Finalmente um coração encontra o outro.

... um dia alguém que não conheces fixa-se em ti. Esse dia muda-te a vida. Virginia mudou a de Valentino. Os dois queriam ser bailarinos e quando se conheceram montaram este espectáculo: ela bailava na ponta do seu nariz… não é bonito?
… Sabiam fazer outras coisas. Querem que vos ensine o seu maior número?... A força do amor! O que nos acontece quando nos golpeiam o coração…


O objectivo do espectáculo consiste na combinação entre as artes plásticas e performativas, de uma forma não convencional. Escapa e brinca com todas as convenções dramáticas. Este é o motivo de as máquinas e a sua capacidade de expressão serem usadas como um espaço comum de "construção" poética com diferentes possibilidades artísticas, onde as formas mais tradicionais, marionetas, mimo, sombras, circo, etc., e as novas expressões, performance, teatro de objectos, entre outras, estabelecem um tipo de diálogo que enriquece e amplia as linguagens artísticas.

BIO
Os Hermanos Oligor são dois jovens que durante três anos se fecharam numa velha cave para criarem um mundo insólito de marionetas e artefactos mecânicos, recorrendo a objectos reciclados. Deste intenso trabalho surgiu um espectáculo único e inovador.
in dossier de imprensa

Informações enviadas pelo gabinete de imprensa do FIMFA Lx 05

Toda a programação do FIMFA Lx 05 pode ser consultada aqui.



Sem comentários: