quinta-feira, abril 14, 2005

Estreia hoje - Visita Guiada

de Cláudia Dias
Teatro-Estúdio Mário Viegas
14, 15, 16, 17 Abril
19h00

Image hosted by Photobucket.com

VISITA GUIADA estreia absoluta concepção, texto, interpretação: Cláudia Dias; espaço cénico e luzes: Walter Lauterer; fotografia: Cláudia Dias com Patrícia Almeida; Figurino: Cláudia Dias com Tânia Franco; Direcção Técnica: Pedro Machado; Acompanhamento Artístico: João Fiadeiro, João Queiróz*, Olga Mesa* (*no âmbito dos LAB 11); produção: Re.Al; Apoio: Centre Choréographique National de Montpellier-Languedoc Roussillon, no âmbito do Programme Hors-série, Fórum Dança, Lusiânia Companhia de Seguros, Companhia Teatral do Chiado.

Sobre a apresentação do trabalho que deu origem a este espectáculo, no âmbito do LAB 11, escreveu-se neste blog:

Cláudia Dias propõe uma viagem a um universo pessoal e biográfico, não tanto numa posição biofágica mas mais de libertação. Ou seja, uma proposta que parece ser a recusa de encerramento no seu mundo confortável e identificado, para dele partir e procurar um outro. Procede, assim, a um trabalho de exposição pessoal não num julgamento das sentimentos do passado mas antes sobre os efeitos desses sentimentos no presente. Mas só aparentemente é que este é um trabalho de memória. E só aparentemente, também, pode considerar um anacronismo. É, antes, uma proposta profundamente urbana, no que isso representa de individualidade estéril e monótona. Um urbano ausente de emoções e a necessitar de uma outra forma de organização, mais centrada numa nova definição do lugar e responsabilidades de cada um na construção de um imaginário colectivo. Portanto, podemos considerar que se procede a uma reavaliação da nostalgia e empatias emocionais com os lugares, os nomes e as coisas quotidianas, procurando encontrar uma forma de libertação dessas "amarras" e definição do caminho a seguir. Cláudia Dias propõe, assim, reflectir sobre o que nos pertence de facto.

A análise à proposta de Cláudia Dias pode ser lida, na integra, aqui.

Duração: 60 minutos

Reservas: 213 257 652 / 213 257 641 / 917 664 989 / 965 264 913
Teatro-Estúdio Mário Viegas
Largo do Picadeiro
1200-330 Lisboa
(nas traseiras do teatro Municipal S. Luiz)

Em paralelo à apresentação de Visita Guiada de Cláudia Dias no Teatro-Estúdio Mário Viegas, a Re.Al. apresenta Triode Tiago Guedes na Culturgest dias 14, 15 e 16 de Abril às 21h30. Os espectadores interessados em ver o espectáculo Triobeneficiam de um preço único de 5 euros contra a apresentação, na bilheteira da Culturgest, do bilhete comprado para ver a peça Visita Guiada [para mais informações: Culturgest: 21 790 51 55]

Depois do espectáculo, Ponto de Encontro no Atelier Re.Al com os artistas
Rua Poço dos Negros, nº55, das 20h00 até 01h00



Outros espectáculos produzidos pela Re.Al e analisados neste blog:
Materiais Diversos, de Tiago Guedes (2003)
I am here, de João Fiadeiro (2004)
LAB 11 (2005)

Sem comentários: