quinta-feira, março 15, 2007

Festival d'Avignon apresenta nomes fortes da programação 2007


Foram apresentados na passada terça-feira os nomes fortes da programação do Festival d'Avignon 2007, a decorrer em França de 06 a 27 Julho. Os alemães Sasha Waltz e Raimund Hogue, na dança, e Frank Castorf no teatro, bem como o encenador argentino Rodrigo Garcia, o italiano Romeo Castelluci e os franceses Ariane Mnouschkine, Ludovic Lagarce e Jean-Pierre Vincent são alguns desses nomes para um festival pensado pelo encenador francês Frédéric Fisbach, artista convidado desta edição.

Com as secções paralelas a serem apresentadas apenas em Maio - nomeadamente as apostas na nova criação no programa Sujet à Vif, onde já se mostraram os portugueses Leonor Keil e João Paulo Pereira dos Santos - bem como o ciclo de leituras de jovens autores africanos, a edição 2007 do mais importante festival do Velho Continente, concentra esforços numa programação que recupere os públicos, a crítica e os profissionais que nas últimas edições tem posto em causa a função do Festival d'Avignon. Recorde-se que em 2003 o festival foi cancelado por causa das greves dos intermitentes (os profissionais do espectáculo sem contrato certo), e em 2005, em virtude de uma programação assinada por Jan Fabre, que deu à dança e aos novos diálogos entre as disciplinas o lugar de destaque no festival, usando a mítica Cour d' Honneur des Papes, se viu a braços com uma profunda crise de identidade.

A programação deste ano aponta para um consenso no cruzamento do teatro com a dança, as artes plásticas e mesmo a ópera ou as marionetas, dado o percurso de Frédéric Fisbash, um dos nomes que integra a associação Sans Cible (em francês, sem alvo, mas também sugerindo sensível) que junta vários encenadores na reflexão sobre o lugar do teatro no espaço público. É essa noção de presença num espaço partilhado que a direcção de Vincent Braudiller e Hortense Archambault, 34 e 32 anos respectivamente, deve reforçar, sobretudo depois de ter sido confirmada a renovação por mais dois anos da condução do festival.

A programação pode ser consultada no site.

Le Festival d'Avignon a présenté les noms les plus forts de l'édition 2007. Voir ici le programme

The French Festival d'Avignon has launched the first names of 2007 edition.
See the programme here

Sem comentários: