quarta-feira, março 14, 2007

Crítica na internet cria plataforma internacional de discussão



No início eram quatro blogues franceses apaixonados pelo espectáculo que não se contentavam em serem apenas consumidores: chamavam-se Clochettes, Images de danse, Tadorne, Un soir ou un autre.

Um dia encontraram-se e decidiram juntar os seus artigos com o objectivo de proporcionarem aos leitores um palmarés original, independente, desinteressado, fruto de criticas cruzadas de espectadores como eles. Chamaram-lhe Scénes 2.0 porque se reconheciam no movimento do Web 2.0 que pressupõe fazer da Internet uma rede de colaboração democrática.

O princípio do palmarés de Scénes 2.0 é simples. Abrange todas as expressões do espectáculo, dando particular destaque ao teatro e à dança contemporânea. A cada crítica publicada o blogger participante atribui ao espectáculo que acaba de ver uma nota de 0 a 6. Uma sondagem virtual está aberta para permitir aos internautas a atribuição a sua própria classificação. No fim de cada temporada a nota média dos internautas é considerada juntamente com as notas dos bloggers para a determinação do palmarés Scénes 2.0 do ano.

Mas Scénes 2.0 será sobretudo um lugar de reflexão e de projectos para que a blogosfera se possa desenvolver na paisagem mediática cultural como um espaço de comunicação entre os leitores, os artistas e as instituições. Scénes 2.0 será uma rede, uma tela de palavras, de lugares, de imagens e de emoções para que a criação cultural possa participar nos desafios do mundo global. Bela utopia!

É esta a mensagem de acolhimento de Scénes 2.0, um site novo, ainda não completamente bonito (amadores do relooking são bem-vindos), 100% manual que, esperamos, ajudará os internautas a melhor se prepararem para os espectáculos em tournée e, se o desejarem, lhes oferece, a partir de agora, uma plataforma para se exprimirem*.

É com orgulho que O Melhor Anjo é um dos blogues que faz parte do Scénes 2.0, ao lado dos franceses Clochettes, Images de danse, Tadorne, Un soir ou un autre e do belga Da…nce.

*tradução do texto francês apresentado no Scénes 2.0

Sem comentários: