quarta-feira, junho 08, 2005

FIMFA Lx 05

STEPHEN MOTTRAM'S ANIMATA
Reino Unido
Organillo

Image hosted by Photobucket.com

Teatro da Trindade / Sala Principal
8 e 9 de Junho às 22h00

IDEIA, ENCENAÇÃO, MARIONETAS E MANIPULAÇÃO: Stephen Mottram
MÚSICA: Sebastian Castagna
TÉCNICO: James Lewis
TÉCNICA: Marionetas de fios e autómatos
PÚBLICO-ALVO: M/12
DURAÇÃO: 60 minutos
IDIOMA: Sem palavras


Organillo é um espectáculo onde podemos assistir a uma fusão sedutora entre música e artes visuais. Marionetas, autómatos e ilusão são misturados para produzir uma sensual jornada pelas águas primordiais...

Um homem e uma mulher atravessam os mares de Organillo num barco. Gradualmente as duas pessoas tornam-se três...

(...)

Em Organillo, o esperma assemelha-se a peixes. Cheio de esferas, símbolos femininos e ovos... um polvo pré-histórico parece uma trompa de Falópio... A mais velha de todas as histórias é contada de uma forma maravilhosa, dentro de um mundo sensual e mágico criado pelo marionetista Stephen Mottram. Inspirado nos livros The Aquatic Ape Hypothesis, de Elaine Morgan, e A Child is Born, de Lennart Nilsson, as suas marionetas nadam e contorcem-se por entre oceanos quentes Freudianos...

(...)

A espantosa música, do compositor argentino Sebastian Castagna, contém tratamentos de gravações múltiplas de um realejo, um Organillo, construído pelo próprio Stephen.

IMPRENSA

Mottram eleva a arte das marionetas a um nível de sofisticação tal, que nos faz ficar atónitos com a sua inteligência, mas, para além disto, tem também um sentimento pela simplicidade desta forma antiga de teatro que toca o místico.
Independent on Sunday


Stephen Mottram é um mágico que encanta a sua audiência com o desconhecido.
La Repubblica


Imaginem as pinturas de Max Ernst e as interpretações sexuais de Freud, submersas num reino aquoso, onde a vida borbulha através de um órgão em miniatura. Desenhem um par de cortinas de peepshows à volta desta visão íntima, e começam a ter uma ideia de "Organillo". Um encontro ricamente sugestivo, "Organillo" promete hipnotizar audiências, através dos recantos e fendas dos seus inconscientes.
Time Out


BIO:
Stephen Mottram's Animata é uma das companhias de teatro de marionetas para adultos mais conhecida e respeitada internacionalmente, tendo ganho vários prémios com as suas produções.(...) Desenvolveu, a partir de 1988, uma linguagem teatral única, ao explorar de uma forma inovadora a relação entre a música electroacústica, a imagem e o movimento. Recorre ainda à escultura, à pantomima e à dança, conseguindo uma curiosa fusão entre marionetas, autómatos, música e arte visual. Aplica ao seu trabalho uma integridade e disciplina mais frequentemente associadas às escolas e companhias de teatro físico europeias. Todos os seus espectáculos são sem palavras e dirigidos a um público adulto.

Informações enviadas pela gabinete de imprensa do FIMFA Lx 05.

Toda a programação do FIMFA Lx 05 pode ser consultada aqui.

Sem comentários: