quarta-feira, junho 08, 2005

FIMFA Lx 05


ERFREULICHES THEATER ERFURT
Alemanha
Die Kônigin der Farben / A Rainha das Cores

Image hosted by Photobucket.com

Centro Cultural de Belém / Sala de Ensaio
8 e 9 de Junho às 11h00
10 de Junho às 15h30m
11 de Junho às 15h30m e 20h00


ADAPTAÇÃO, ENCENAÇÃO, CENOGRAFIA E ACTORES-MANIPULADORES: Eva Noell e Paul Olbrich
MÚSICA E INTERPRETAÇÃO AO PIANO: Tobias Rank
DESENHO DE LUZ: Ronald Mernitz
INSPIRADO NO LIVRO DE: Jutta Bauer
TÉCNICA: Teatro de sombras, pintura e multimédia
PÚBLICO-ALVO: M/6 e adultos
DURAÇÃO: 45 minutos
IDIOMA: Inglês


Um espectáculo com e sobre cores, com música e pintura ao vivo, que combina o teatro de sombras e o vídeo, de forma a criar um desenho animado vivo. Para crianças e adultos.

Num país longínquo vive uma pequena rainha sozinha no seu palácio. Tudo é branco e a sua vida seria muito aborrecida, senão houvesse alguém que a ajudasse e a tornasse colorida. E se o mundo se tornasse azul, vermelho ou amarelo?

A Rainha das Cores mostra-nos o que cada um pode fazer com várias cores e de como nos sentimos com diferentes cores.

Um espectáculo mágico e absolutamente inovador que recorre ao teatro de sombras, ao vídeo, à música, ao desenho animado e à pintura ao vivo, abrindo ao teatro novas fronteiras.

O jogo com as cores, a música interpretada ao piano por Tobias Rank, as luzes e as sombras formam a base de um encontro entre a modernidade e o teatro de sombras tradicional. A cenografia e as cenas da história são pintadas em directo por Eva Noell, filmadas em vídeo e projectadas no ecrã. Neste universo vive uma pequena rainha, uma marioneta de sombras, manipulada por Paul Olbrich.

IMPRENSA

Mágico! Mágico! Ainda se pode inovar, inventar, fazer humor, vivamente e fortemente no domínio da marioneta!... Pode-se ter por alvo um público infantil e encantar os seus pais. Pode-se fazer com pequenos meios uma comédia musical de grande formato. Pode-se, pode-se... vir da Alemanha... com um espectáculo formidável... a cenografia é desenhada, manipulada, filmada e projectada em directo num ecrã, com toda a força de um desenho reduzido ao essencial... Este é o dispositivo, engenhoso e utilizado com discrição... a frescura da récita, o humor e a excelência da manipulação...
PHR - Karagöz n.º 42 (L'unique, le vrai, le seul quotidien de la Marionnette au Monde)


O conceito dificilmente poderia ser mais simples, mas o relacionamento entre a rabugenta e mandona pequena rainha e os seus artistas transforma-se numa bonita metáfora acerca da forma de como as pessoas com poder imaginam que podem moldar o mundo à sua imagem, e também no que diz respeito à relação entre pais e filhos, que fazem o seu mundo para eles. Neste sentido, a actuação maternal de Noell e a presença de Tobias Rank como pianista... é um bonito retrato da paternidade - e o marionetista Paul Olbrich, como a impaciente pequena rainha, é uma obra de arte da caracterização cómica, pequena, mas perfeitamente formada.
Joyce McMillan - The Scotsman



BIO
A companhia Erfreuliches Theater Erfurt nasceu no interior do Théâtre Waidspeicher (Erfurt), um dos melhores grupos de teatro de objectos e de marionetas da antiga Alemanha do Leste, e que promove, inclusive, um festival experimental e inovador de marionetas. Eva Noell, Paul Olbrich e Ronald Mernitz são três marionetistas que pertenceram desde os anos 80 ao Theater Waidspeicher. (...) Já adaptaram ao palco das marionetas muitas produções para crianças e adultos, desde clássicos (Macbeth, The Canterville Ghost, Punch and Judy), a contos de fadas e adaptações de livros infantis, mas de uma forma inovadora (The Ogress, A Fairy Tale for the Brave, The Queen of Colours). Eva Noell, Paul Olbrich e Ronald Mernitz são muito hábeis com todos os tipos de marionetas, sejam tradicionais ou contemporâneas.
Esta produção ganhou os Prémios de Melhor Espectáculo Infantil e Melhor Cenografia/Montagem no World Festival of Puppet Art em Praga, 2002, e o Prémio do Júri Infantil no International Festival of Puppet-Theatres SYNERGURA 2002 em Erfurt. Obteve também um prémio no Festival Traumspiele na Alemanha, em Março de 2003.

Informações enviadas pelo baginete de imprensa do FIMFA Lx 05

Toda a programação do FIMFA Lx 05 pode ser consultada aqui.

Sem comentários: