quinta-feira, junho 16, 2005

Em cena (este fim de semana)

Faro Capital Nacional da Cultura
Teatro de Papel/ Anfitrião
17 a 19 Junho 2005
Clube Farense
Faro

Image hosted by Photobucket.com

António José da Silva escreveu Anfitrião ou Júpiter e Alcmena para o Teatro de Marionetas e como ópera - duas expressões dramáticas que o público de hoje considera distantes daquilo a que chamamos teatro. Mas, no seu tempo, no século XVIII, era uma união comum e com funcionalidade estética.

Teatro de Papel / Anfitrião, o espectáculo apresentado pelo Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde em co-produção com o Teatro Nacional de S. João, tem uma dimensão bastante maior comparativamente ao que é normal para o Teatro de Papel. O Teatro de Papel que se difundiu desde o início do século XIX, era de formato mais reduzido, próprio para ser colocado numa mesa no interior de uma casa.

Durante gerações, o Teatro de Marionetas e o Teatro de Papel constituíram o primeiro contacto com a expressão dramática em geral, talvez o único contacto com uma forma de arte reservada às grandes cidades e às classes médias que dispunham de tempo e dinheiro para despender em entretenimento, lazer e cultura.

As personagens são uma divertida mistura entre os papéis "clássicos" do Teatro de Papel, a banda desenhada e a linguagem corporal e facial própria do cinema de animação. Os queixos largos dos heróis, os músculos impressionantes e os corpos bem torneados das deusas, tal como se conhecem dosfilmes da televisão, reconhecem uma atitude divertidamente irónica.

A peça é engenhosamente representada por três actores que se encontram por detrás do dispositivo cénico, e cujas vozes soam tão autênticas e directas como efeitos sonoros. O jogo de escalas é surpreendente e à medida que se desfruta de uma versão abreviada de uma peça do século XVIII representada nos nossos dias, a utilização de uma linguagem de cena menos tradicional levanta a questão sobre quão próximo está o cinema de animação dos teatros de formas animadas, marionetas e sombras.

Esta informação é produzida a partir de um texto de Margareta Sorenson, editado no Duas Colunas, de Janeiro de 2005.


Faro, Capital Nacional da Cultura 2005 apresenta:
Teatro de Papel / Anfitrião
Pela companhia de Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde em co-produção com o Teatro Nacional de S. João para o PoNTI'04

Criação, encenação e interpretação: MARCELO LAFONTANA, VICTOR MADUREIRA, ANDREIA GOMES.

Dias e Horas:
17 de Junho, sexta-feira, às 22h00
18 de Junho, sábado, às 11h00 e às 22h00
19 de Junho, domingo, às 17h00
Club Farense_Faro_Rua de Santo António, nº30
Entrada Livre
Para todos com mais de 8 anos

Mais informações e reservas:
Catharina Didelet
Telefones: 289 889 663 / 96 587 85 40
E-mail: c.didelet@faro2005.pt

Informações enviadas pelo Gabinete de Imprensa da Faro Capital Nacional da Cultura

Ver aqui critica ao espectáculo na altura da estreia no PoNTI 04