sábado, novembro 20, 2004

6ª Mostra de Teatro Jovem de Lisboa (III) - QUEROSENE ("arde sem se ver")

QUEROSENE ("arde sem se ver")
teatromosca
Teatro Taborda
20 Novembro
22h



A problemática do amor é um dos mais prolíferos temas que, ainda hoje, é exaltado nas mais variadas formas. Para a escolha deste tema contribuiu o que julgamos ser a afinidade natural que mantém com a experiência de vida do adolescente. Em simultâneo, percorre transversalmente os programas escolares do ensino secundário, a cujo universo se destina este espectáculo. Nele, são encenados e interpretados poemas de autores constantes nos programas curriculares. O propósito destas sessões de poesia é suscitar no público juvenil, o valor e o interesse pela literatura como representação simbólica da sua vivência.
O espectáculo evolui através do que podemos chamar etapas ou fases do processo amoroso. A selecção e alinhamento dos textos ilustra esta evolução. Partir-se-á do envolvimento inicial com o objecto amado, nas suas fases de encantamento e expectativa, a incerteza angustiante, a consolidação e fidelização do amor, o extâse e a ruptura. O processo de inflamação de Querosene serve de tradução metafórica dessas várias fases.
"Querosene…" é uma peça narrativa, a partir da novela "Primeiro Amor" de Ivan Turgenev, que assume a forma de um pequeno conto, intercedido com poemas, onde a relação restaurada da memória com a voz de uma personagem evoca a inocência e a consciência da natureza de o "primeiro amor".



a partir da novela "Primeiro Amor", de Ivan Tugenev, com poemas de vários autores portugueses direcção artística João Miguel Rodrigues interpretação Pedro Alves, Rute Lizardo e Pedro Mendes cenografia Vera Midões sonoplastia Carlos Arroja fotografia António Rodrigues design gráfico Heitor Fonseca e João Miguel Rodrigues operação de som e luz Paulo Cunha direcção de produção Pedro Alves produção teatromosca

O Melhor Anjo (OMA): Porque decidiram apresentar a proposta de apresentação do espectáculo à MostraTE? Contributo para uma montra do novo teatro feito na capital ou bolsa de ar para a produção de projectos?

teatromosca (tm): Apresentamos espectáculos na MostraTE pelo terceiro ano consecutivo. Acreditamos que a MostraTE é, de facto, "uma montra do novo teatro feito na capital" e que dá espaço à apresentação de novos grupos e, através de um apoio financeiro, ajuda à consolidação destas estruturas.


OMA: Como contextualizam/posicionam o vosso espectáculo no panorama teatral português? Foi essa uma preocupação quando o produziram?

tm: O espectáculo que, este ano, decidimos apresentar na MostraTE, "Querosene («arde sem se ver»)", é constituído por poemas constantes dos programas escolares do ensino secundário. A temática do espectáculo - "o primeiro amor", tem uma afinidade natural com a vida dos jovens. Pretendemos também, com este espectáculo, suscitar no público juvenil o interesse pela literatura como representação simbólica da sua vivência.


OMA: Que relação se estabelece com o público numa apresentação isolada?

tm: A relação que se estabelece com o "novo espectador" que vai assistir pela primeira vez a um espectáculo de determinado grupo numa apresentação isolada ou numa carreira de espectáculos é exactamente a mesma. Dependendo das características do evento em que é feita essa apresentação isolada, os grupos poderão, porventura, atingir novos públicos.




Sem comentários: