1. garrafas de água
a quantidade de garrafas de água que já comprei desde que estou em espanha é impressionante. acabo sempre por perdê-las. a primeira foi no turismo de badajoz, a segunda no autocarro em barcelona, a terceira no albergue, depois na pedrera, no park güell, uma em frente ao prado (dada a um pobre que estava beber directamente de uma fonte) e a última no banco de jardim em frente ao supermercado. curiosamente só me lembro onde as perdi horas depois.
2. fotografias
confesso que nao sei tirar fotografias e felizmente sao poucos os que me solicitam fazê-lo. devo denunciá-lo à distância, afinal sou o único que nao se poe em frente aos monumentos, com um pé à frente do outro e sorriso de plastico a dar conta de que efectivamente esteve lá. Eu, para provar que estive lá, tiro fotografias ás coisas. Nao a mim nas coisas. Para isso montava uns cartoes pintados e fingia. Que é mais ou menos isso que os outros fazem em frente aos monumentos.
3. a feira de rastro
é uma espécie de feira da ladra aberta aos domingos e que ocupa toda a zona de tirso molina e até embajadores. uma feira é uma feira é uma feira. e para feira é tudo caríssimo.
4. o famoso triângulo
Está feita, está morta. O triângulo sagrado está completo como quem cumpre uma penitência: Thyssen-Bornemisza, o Reina Sofia e o Prado. E o que me apetece dizer é isto:
1) a quantidade de caes representada em quadros das mais diversas épocas, estilos e autores é impressionante. Há até quem os repita ao longo de uma vida, sempre na mesma posiçao.
2) uma vez revista toda a história da religiao católica e das monarquias europeias através da pintura, começamos a perceber melhor porque é que há quem nao queira por nada nas paredes.
3) a criaçao de expectativas sustentada pelo marketing da arte invalida o prazer da descoberta simultânea. Podemos acabar a exclamar envergonhadamente: "é só isto?"
nota final: pois, estou mal disposto porque fui alvo de um ataque neo-terrorrista: uma caixa automática de um banco basco ficou-me com uma nota de 10 € mas nao se esqueceu de me dar o comprovativo de levantamento.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário