segunda-feira, março 26, 2007

Càmara de Lisboa homenageia nomes do teatro de revista

Foram ontem entregues, no Teatro Maria Vitória, em Lisboa, quatro medalhas da Cidade a artistas do teatro de revista, antecipando outras que serão entregues ao longo desta semana, no âmbito do Dia Mundial do Teatro, que se celebra amanhã. A cerimónia decorreu no intervalo da revista Já viram isto?, em cena no Parque Mayer, e justificada pelo Presidente da Câmara, Carmona Rodrigues, como “uma homenagem às pessoas que deram tanto ao teatro, mas também à vida da cidade de Lisboa”.

O actor Octávio de Matos, o também actor e cantor Artur Garcia, a fadista Deolinda Rodrigues e o empresário, já falecido, Sérgio de Azevedo, receberam as medalhas das mãos do Presidente da Câmara, que se fez acompanhar pelo Vereador da Cultura, Amaral Lopes. Este agradeceu ainda aos actores o facto de “serem pessoas que nos aproximam do Olimpo”. E, a dois dias do Dia Mundial do Teatro, desejou que “todas as pessoas das finanças deste país fossem mais ao teatro, à música e à dança ver porque é que os actores nunca vão à falência”: E disse ainda que esperava poder continuar a “rir, a chorar e a sentir a falta do teatro”. Ideia que foi, aliás, aproveitada por Artur Garcia que disse não querer morrer “sem pisar o palco onde se estreou em 1965”, o Maria Vitória.

Foi uma noite de celebração que reuniu muitos amigos dos quatro homenageados mas também nomes do espectáculo. Entre eles Vítor Espadinha, Fernanda Baptista, Anita Guerreiro, António Calvário, Vera Mónica, Tito Lívio, Ruy de Carvalho, Norberto Barroca, Alina Vaz e Linda Silva.

Carmona Rodrigues disse que, em relação ao futuro do Parque Mayer, não queria fazer promessas, mas “sendo uma pessoa determinada”, trabalhava todos os dias para que brevemente tivessem todos novidades. A sala, praticamente cheia, aplaudiu ruidosamente. O Presidente da Câmara referiu ainda que “não há nenhum motor na sociedade que não esteja baseado numa cultura sólida e abrangente que não é só de uma elite mas de um povo inteiro”.

Sem comentários: