sexta-feira, julho 21, 2006

Revista 21 por 21 lançada hoje no Porto


21 por 21 é a nova revista dedicada ao debate e reflexão sobre as artes e o ensino artístico e que é editada pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Para o primeiro número desta nova revista semestral o tema é o teatro, respondendo-se assim a uma das valências do programa educativo.

Mais exactamente, a 21 por 21 pergunta Onde está o teatro?, a partir de uma proposta do editor convidado (e será um por número), o crítico e dramaturgo Jorge Louraço Figueira, que quis procurar os contextos e lugares de criação de espectáculos de teatro. Mas, no entanto, não deixa de alertar em editorial: "responder à questão Onde Está o Teatro? não se faz sem algum enfado: o teatro está onde está, ponto final. A resposta é óbvia, porque todos sabem onde está o teatro."

É por isso que nesta revista há espaço para o ensaio, a reportagem, o registo fotográfico e a reflexão crítica a partir de colaborações de Sílvia Fernandes, Ana Pais, Samuel Guimarães, Gonçalo Louro, João Aidos, Paulo Pimenta, Paula Braga, eu próprio, Ana Vitorino, Cláudia Madeira, Susana Graça, Catarina Martins, Eduarda Neves, Eugénia Vasques, Armando Nascimento Rosa, Julie Campbell, Paula Seixas e Carlos Machado Acabado. Procura-se o teatro nas ruas, na rede, nas escolas, nas leis, nos números, nos espaços, nos livros e nos tubos de ensaio. Para que, no final, "possamos comparar as respostas".

A revista é lançada hoje às 18h no Palácio de Belomonte, no Porto, com a presença de alguns dos autores. Em Outubro haverá novo lançamento.