quinta-feira, junho 22, 2006

Roger Bernat na ZDB

De 21 de Junho a 8 de Julho Roger Bernat e Ignasi Duarte encontram-se em residência na NEGÓCIO/zdb para criação do seu novo espectáculo RIMUSKI a apresentar em Lisboa nos dias 7 e 8 de Julho. O Catalão Roger Bernat define o seu novo projecto como um "Guia turístico da tua cidade elaborado pelos taxistas". Poderia ser : "Alguns taxistas chegam a um descampado, saem dos carros e explicam ao público o quão bonita é a sua cidade. Cada explicação está vinculada a uma história pessoal. Entretanto falam por rádio com taxistas que estão noutros locais da cidade, atendem as tele-operadoras e realizam percursos que lhes são destinados". Após Maio no Cairo e residência e workshop na ZDB, Rimuski estreia em Lisboa e segue depois para outras capitais: "Rabat, Viena, Cairo, Moscovo ou Lisboa são a mesma cidade: Rimuski."

Rimuski workshop (gratuito)
Rimuski é um workshop de 26 de Junho a 8 de Julho, de Segunda a Sábado das 17h00 às 21h00;

O atelier tem como objectivo a criação de um espectáculo teatral desde a sua concepção até à estreia. Os participantes enfrentam o desafio de desenvolver um processo criativo e de produção em dez dias.O curso é dirigido para criadores de áreas distintas e gestores culturais Após introdução teórica e a pesquisa documental, cria-se um espectáculo com o colectivo de taxistas da cidade. A representação leva-se a cabo nos últimos dois dias do workshop.O atelier é dirigido a criadores (directores de cena, arquitectos,..), estudantes e licenciados em humanidades (antropología, historia,..) e gestores culturais, cujo interesse se prenda com a ocupação, modificação e habitação das cidades.

- Método de trabalho
- Organização de equipas.
- Conceptualização.
- Documentação.
- Ensaios.
- Produção, organização técnica e comunicação.
- Estreia.
- Classificação da documentação revista.
- Conclusões.

Participantes com experiência em áreas artísticas e do pensamento contemporâneoNúmero de Participantes: 12 (gratuito) Enviar currículo para marta@zedosbois.org (Selecção a cargo de Roger Bernat)
Galeria Zé dos Bois_ Rua da Barroca nº 59 1200 Lisboatel 21 343 02 05+ info: rimuski.org

Roger Bernat (Barcelona 1968)
Inicia a sua formação em arquitectura, a partir da qual se interessa por teatro. Estuda direcção e dramaturgia no Instituto de Teatro de Barcelona, onde se gradua com distinção recebendo o Prémio Extraordinário 1996. No ano de 1997 funda General Elèctrica com Tomàs Aragay, um centro de criação de Teatro e Dança que encerra em 2001.É autor e dirigiu entre outras, as peças: 10.000kg (Prémio Especial da Crítica 9697), Confort Domèstic (Prémio da Crítica do Texto Dramático 9798), Álbum i Triologia 70, que inclui os títulos Juventut, EUROPEA, Flors ( Jordi Vilches: Prémio da Crítica actor revelação 990) e Que algú em tapi la boca. Durante o ano de 2003 realiza Bones Intencions, Bona Gent, seis espectáculos em seis espaços autogeridos de Barcelona. La La La La, que actualmente está em tourné e Amnesia de Fuga, a sua mais recente peça antes de Ramuski.

informações enviadas e da responsabilidade dos autores