Começa amanhã n'O Melhor Anjo o maior e mais ambicioso dossier já apresentado no blog. Trata-se de uma operação especial em torno do Alkantara festival que, entre 02 e 18 de Junho, invade Lisboa com dezenas de espectáculos e encontros. Este dossier, que ocupa o blog em quase exclusividade até 20 de Junho, foi pensado como resposta ao constante (e tão fácil) queixume de que entre nós não se discute sobre manifestações culturais por falta de espaço para escrever ou por invisibilidade do meio. Durante os próximos dias o blog divide-se em várias categorias. A saber:
- Percursos: entre 27 de Maio e 01 de Junho serão dados a conhecer os percursos pessoais no festival de sete nomes especialmente convidados pelo blog para esse efeito. Escolhas muito pouca preocupadas em cumprir quotas e menos ainda interessadas em ser abrangentes. Os nomes convidados tiveram liberdade para escolher, a partir da programação, um ou mais espectáculos, de uma ou mais áreas, para um ou mais dias. Propostas que servem para dar pistas aos leitores e abrir o apetite para o festim que se segue.
- Foto-reportagem: entre 02 e 19 de Junho voltam ao blog as fotografias de José Luís Neves, convidado a registar os melhores momentos do festival. Não se procurará fixar os espectáculos, mas antes dar a ver o ambiente do festival. Uma vez por dia mostram-se os ensaios, montagens, rostos, espaços e momentos do Alkantara.
- Clipping: Para contextualizar algumas das apresentações recuperam-se textos já publicados no blog ou recolhidos noutras publicações.
- Críticas: Porque o blog vive sobretudo dessas abordagens aos espectáculos foi feita uma selecção dos mais relevantes a criticar, seja individualmente ou agrupando-os por temáticas ou aproximações estéticas. A secção de críticas contará com a colaboração de Pedro Manuel.
- Conversas: A primeira entrevista será a Mark Deputter, director artístico do Alkantara, logo no primeiro dia do festival, 02 de Junho. Seguem-se outras a criadores, programadores e críticos.
- Textos: Há questões que não cabem numa crítica e há temas que merecem ter outra reflexão menos subjectiva. Por isso ao longo do dossier serão apresentados diversos textos escritos propositadamente para acompanhar a recepção dos espectáculos. Dia 01 de Junho a secção abre com uma pergunta: Lisboa precisava de um festival? Esta secção termina, como não poderia deixar de ser, com a análise final ao festival.
- Extensões: As fronteiras do blog precisam ser redefinidas, razão pela qual foram pensadas algumas iniciativas que irão alargar a presença d'O Melhor Anjo para lá do virtual. É para esta secção que se guardam as surpresas, feitas em colaboração com algumas instituições. Surpresas que, claro está, não se podem revelar senão na altura certa!
- e o que mais houver: É aqui que se reúnem colaborações esporádicas, coisas não previstas, participações espontâneas e o que mais houver. O blog fica aberto à participação dos leitores. Basta usarem o e-mail para fazer chegar essas ideias.
Portanto, eis o programa das festas, eis o desafio que se lança. A partir de amanhã (e passe toda a imodéstia) acabaram-se as desculpas para a falta de feed-back. O Alkantara festival passa por este blog. Para deixar marca certamente.
nota importante: este dossier, como é óbvio, é uma iniciativa individual à qual o Alkantara festival é alheio.
Sem comentários:
Enviar um comentário