terça-feira, janeiro 10, 2006

Outras mudanças

O inicio do ano tem sido fértil em mudanças de cadeiras na cultura nacional. Para além do CCB nos primeiros dias e do TNDMII este fim de semana, soube-se ainda da demissão de Clara Ferreira Alves de directora da Casa Fernando Pessoa, e a decisão de Miguel Honrado, que sai da direcção artistica do Teatro Viriato ambos, ao que parece, por decisão pessoal.

Clara Ferreira Alves alegou cansaço na luta contra a maquina burocratica da Camara Municipal de Lisboa, da qual a Casa Fernando Pessoa depende, tendo ja sido substituida pelo também escritor Francisco José Viegas. Segundo o jornal PUBLICO, Francisco José Viegas, que foi apresentado esta tarde em conferência de imprensa pelo Vereador da Cultura, José Amaral Lopes, "garantiu que pretende prosseguir o trabalho realizado, nomeadamente a 'divulgação da Casa no mundo, acompanhando estudos, publicações e realizações culturais, em particular nos países africanos de língua portuguesa e no Brasil. Trazer a Lisboa escritores e autores estrangeiros que possam escrever sobre a cidade" é outro dos desígnios do novo director, para quem a capital deverá ser afirmada "como a cidade de Fernando Pessoa e como a cidade da poesia', objectivo em que a Casa tem "um papel importante". O anuncio desta nomeação surge no mesmo dia em que se sabe que a revista LER, que Francisco José Viegas dirigiu enre 1987 e 2000, fechou portas. [Adenda] O Diario de Noticias indica hoje, quarta-feira, que a revista passara ser anual, saindo por altura da Feira do Livro de Lisboa.

Miguel Honrado, segundo comunicou à Câmara de Viseu e ao Ministério da Cultura, alegou "razões pessoais e familiares" para abandonar o cargo de director d Teatro Viriato no fim do mandato (31 Agosto deste ano), que começou em 2003, apos a saida do coreografo Paulo Ribeiro para a direcção artistica do Ballet Gulbenkian, entretanto extinto. Segundo algumas fontes, prevê-se que Paulo Ribeiro regresse à direcção do teatro, depois de ha alguns meses atras, ter exigido da Câmara Municipal de Viseu uma definição da relação que queria manter com a companhia homonima, residente no Teatro Viriato. Paulo Ribeiro foi ainda noticia pela nomeação como director do Teatro Aveirense, função que chegou a iniciar em inicio de Setembro, mas que dois meses depois, e por causa do envolvimento partidario a que se prestou nas ultimas eleições autarquicas, teve que abandonar, tendo sido substituido por Rui Sérgio, ex-braço direito, no Teatro da Trindade, de Carlos Fragateiro, esta semana nomeado para director do TNDMII.

Sem comentários: