sexta-feira, dezembro 16, 2005

Prémio Pessoa 2005



Luís Miguel Cintra, actor, encenador e um dos directores artísticos, com a cenógrafa Cristina Reis, do Teatro da Cornucópia, recebeu o Prémio Pessoa 2005, atribuído pelo Expresso e Unysis, e que distingue uma personalidade nacional cujo percurso se tenha destacado nas áreas científica, literária ou artística.

O encenador, que se torna assim a primeira nome na área do teatro a receber o prémio, depois de na música terem sido contemplados a pianista Maria João Pires (1989) e o compositor Emmanuel Nunes (2000), tinha já recebido o Prémio Almada, atribuído pelo Ministério da Cultura, em 2000, pela encenação de Cimbelino, de William Shakespeare. O júri, presidido por Francisco Pinto Balsemão, destacou o «percurso exemplar ao longo de mais de três décadas».

O Prémio Pessoa, é o mais importante prémio nacional - o Prémio Camões distingue personalidades dos países de língua portuguesa -, conta entre os distinguidos nomes como o constitucionalista Gomes Canotilho, o director da Cinemateca José Benard da Costa, os investigadores António e Hanna Damásio ou Manuel Sobrinho Simões, a pintora Menez ou o escritor Mário Cláudio, galardoado no ano passado.

1 comentário:

António A. Antunes disse...

vinde visitar-me