sábado, dezembro 17, 2005

Perseguir o movimento: nos bastidores de D. Quixote


A Companhia Nacional de Bailado estreou ontem, dia 16 de Dezembro, a peça de Natal, D. Quixote, com coreografia de Mehmet Balkan. O Melhor Anjo convidou o fotógrafo José Luis Neves para uma viagem ao interior da montagem deste espectáculo, e durante a última semana, registaram-se os momentos que o levaram a palco, dos ensaios à maquilhagem, das aulas de correcção ao aquecimento, das esperas aos atrasos, da execução cénica à gravação da orquestra. A partir de segunda feira, 19, e durante três dias, o dossier especial Perseguir o movimento: nos bastidores de D. Quixote, oferece aos leitores, em imagens exclusivas, um exercício de observação particular, feito com a intenção de questionar, mais do que revelar.

Como escreveu José Gil em Movimento Total - o corpo e a dança, "uma imagem ajudar-nos-á a apreender esta espécie de corporeização do espaço de onde surge o corpo". Por isso, antes das luzes, antes da orgânica, antes da magia, o que se dá a ver é o trabalho de construção de um imaginário efémero. É a fixação de momentos que contribuem para esse outro momento especial, o da fruição. Um momento tão breve como o clique da máquina. Um olhar tão próximo quanto o desejo o permite.

As imagens serão acompanhadas de excertos de uma conversa com a directora da CNB, Ana Pereira Caldas.

1 comentário:

t. disse...

Li o livro... mas define demasiado o que é a simplecidade de ver um corpo dançar... define o que vejo quando sinto que os gestos de uns (bailarinos) se perpetuam e outros não...
Mehmet Balkan, dá corpo ao genio...