quinta-feira, novembro 24, 2005

Casa Conveniente cria Gabinete de Serviços Convenientes

[divulgação]

Na sequência do trabalho experimental que tem vindo a ser realizado, a Casa Conveniente decidiu abrir as portas do seu escritório a projectos "na gaveta". Trata-se de um serviço destinado aos sem abrigo da cultura, mas também a todos os autores/criadores/produtores que, por esta ou aquela razão, arrumaram a um canto projectos já concretizados, ou por concretizar. A ideia é reciclar obras e espectáculos esquecidos nas prateleiras das produtoras depois de um curto tempo de vida, obras e espectáculos que nunca passaram de um punhado de boas intenções, outras ainda que não chegaram a sair do armário por serem iniciativas fora do seu tempo.

Existe um mercado para estes produtos culturais? Acreditamos que sim. Um mercado que se traduz, a nível nacional e internacional, em inúmeros festivais, certames, bienais, mostras, encontros, workshops... O que pretendemos é oferecer uma rede de serviços que incluem a divulgação, promoção, internacionalização, ou mesmo a produção, de projectos esquecidos, ultrapassados, abandonados, ou enjeitados à nascença, dando-lhes a oportunidade de serem vistos e revistos por diferentes públicos e por públicos cujos interesses se renovam.

Dirigido a empresas produtoras (de vídeo, documentário, curtas metragens) mas também a autores (de teatro ou de géneros trandisciplinares), o Gabinete de Serviços Convenientes quer pôr ao serviço da comunidade de criadores a eficácia dos nossos meios de produção, ajudando a ultrapassar algumas das espinhosas etapas que, por vezes, emperram a exibição pública mais vasta de obras eternamente em carteira ou fora de circulação.

Conhecemos bem os circuitos e sabemos que o potencial das criações nem sempre se esgota no espaço ou no tempo em que são exibidas. Além disso, existe um mercado internacional, substancialmente diferente do nacional, que deve ser explorado. Acreditamos que através do intercâmbio de recursos, contratualmente estabelecidos entre o agente cultural e o Gabinete de Serviços Convenientes, será possível agilizar processos, ressuscitando velhos e novos projectos válidos. Dando-lhes outra oportunidade. Ou um novo fôlego.

O pano do pó está preparado...

Para mais informações por favor contactar:
Casa Conveniente
Sílvia Jorge /Produção
Rua Nova de Carvalho, 11
1200-291 Lisboa
Phone: + 351 21 3420635
Mobile: + 351 96 808 68 08
www.livejournal.com/~casaconveniente
teatro_casaconveniente@yahoo.com

Informações enviadas por e-mail e da Casa Conveniente

Sem comentários: