sexta-feira, outubro 07, 2005

"Os festivais devem ser um motor para as novas criações"



Notícia publicada no jornal do festival Divaldelná Nitra, relativa à conferência internacional THEATER FESTIVALS AS A GENERATOR FOR A EUROPEAN CULTURAL NETWORK, organizada pelo FIT - Festivals in translation, e mencionada aqui. A notícia intitula-se "os festivais devem ser um motor para as novas criações", e é uma citação da moderadora Rose Fenton. Os parágrafos onde sou citado são basicamente um resumo do texto publicado aqui, e a última pergunta é: "são os programadores artistas?". A dúvida surgiu neste artigo.


O debate contou com a participação de Tilmann Broszat (director do festival Spielart, Munique), Darina Kárová (directora do festival Divadelná Nitra), Pavel Storek (director artístico do festival 4x4, Praga), Chantal Boiron (redactora principal da revista UBU:European Stages, França), Sylvia Huszár (investigadora do Museu e Instituto do Teatro Húngaro), Nikolay Iordanov (director executivo do festival Varna Summer, Bulgária) e Rose Fenton (ex-directora do Festival Internacional de Teatro de Londres), que o moderou.


A participação no festival Divadelná Nitra 05 decorreu na qualidade de membro do Conselho Consultivo Internacional, e com o patrocínio do Instituto Camões.