sexta-feira, julho 15, 2005

40º Festival de Sintra (este fim de semana)

Image hosted by Photobucket.com

SCOTTISH DANCE THEATRE
Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra
21h30

Image hosted by Photobucket.com

Track
Coreografia: Didy Veldman
Música: Philip Feeney

MUTE
(Nova Criação Estreia Mundial em Sintra)
Coreografia: Rui Horta
Música: Tiago Cerqueira

Luxuria
Coreografia: Liv Lorent
Música: Vassilis Tsabropoulos, Max Richter, Valentin Silvestrov, Calexico, Jaques Morelenbaum, António Pinto

O Scottish Dance Theatre (SDT) é a mais importante companhia de dança contemporânea da Escócia, e pertence ao Dundee Rep Theatre. SDT cria e circula novas obras por toda a Escócia, pelo Reino Unido e ainda internacionalmente. O seu repertório inclui obras coreográficas de artistas residentes no Reino Unido e coreógrafos internacionais, assim como trabalhos da Directora Artística Janet Smith. SDT tem como objectivo o desenvolvimento contínuo da linguagem e forma da dança, e propõe-se oferecer ao público uma experiência de emoções, entretenimento, desafio e prazer. Os bailarinos da companhia partilham ainda o seu conhecimento e paixão pela dança através de ateliês e programas de residência, num projecto educativo que abrange toda a comunidade.

A companhia teve o seu início em 1986 como um serviço à comunidade local, mas aos poucos começou a aventurar-se mais longe, adquirindo um estatuto profissional e recebendo aplausos da crítica a nível nacional. Em 1991 a companhia (então com o nome de Dundee Rep Dance Company), recebeu o altamente prestigiado prémio Digital Award for Dance. Em Junho de 1997, Janet Smith foi nomeada Directora Artística. Uma das mais inovadoras, respeitadas e estabelecidas produtoras de dança do Reino Unido de hoje, Janet trouxe para a companhia uma vasta e rica experiência, tendo dirigido a sua própria companhia, Janet Smith & Dancers, durante doze anos, além de ter coreografado para várias companhias britânicas e internacionais. O seu trabalho tem sido descrito como uma dança sobre as pessoas, que fala directamente ao coração do público. Sob a sua direcção, o tamanho e estatuto do SDT tem aumentado significativamente, e as suas coreografias desenvolveram um apuramento profissional e uma maturidade de visão.

O Scottish Dance Theatre é altamente respeitado pela sua originalidade, clareza e simplicidade, e recebeu o Critics Circle National Dance Award for Outstanding Repertoire (Prémio da Crítica por Repertório Excepcional) no ano passado.

Vasco Wellenkamp (in dossier de imprensa)

Ver press-release e criticas aqui.

Ver toda a programação de dança do 40º Festival de Sintra aqui.

Análises às propostas do 40º Festival de Sintra já publicadas neste blog:

Ballet du Grand Thèâtre de Genève (10 e 11 Junho)

Sem comentários: