segunda-feira, junho 20, 2005

Allan Hollinghurst

O autor de The Line of Beauty, vencedor do Man Booker Prize 2004, vai estar presente para uma sessão de autógrafos e apresentação da tradução portuguesa (editada pela ASA), na próxima 4ª feira, às 18h30, na FNAC Colombo.

A sessão será conduzida pelo editor Manuel Alberto Valente e pelo jornalista Rui Lagartinho.

Recorde-se que The Line of Beauty foi o 1º livro openly gay a receber o prestigiado prémio literário e observa as relações de poder no interior de uma família inglesa, nos anos do governo Tatcher. A história de Nick Guest atravessa um dos mais complexos períodos da recente história britânica, combinando desejo e tensão sexual com ascensões ao poder, perda de inocência, amores não correspondidos e muito savoir-faire.

Image hosted by Photobucket.com
Colecção: Romance
Nº págs.: 560
Preço: 17,00 €


A vida do jovem Nick Guest muda irreversivelmente quando aceita passar uma temporada em casa de Toby, seu colega de faculdade e objecto da sua vã paixão. Oriundo de uma família da classe média, Nick vai ser iniciado, então, no mundo dos ricos e poderosos. Vivem -se os impetuosos anos 80, e no círculo do poder da Grã-Bretanha de Margaret Thatcher, onde a ganância é glorificada, Nick, o puro esteta, é um forasteiro, um intruso movido por algo bem diferente. Mas Nick adopta e é adoptado pela extravagante família de Toby, com quem embarca nos vícios da década: dinheiro, poder, sexo e cocaína; e a sua estadia na casa de Notting Hill parece prolongar-se indefinidamente. São tempos inebriantes e Nick rapidamente se adapta ao ritmo vertiginoso das festas e das viagens e à amoral sensação de nada lhe ser vedado. De facto, tudo parece ser possível; a decadência nunca fora tão divertida. Mas esta interminável busca da auto-satisfação tem um preço, e Nick apercebe-se demasiado tarde de que lhe vai custar tudo o que possui.Estamos já suficientemente instalados no novo milénio para permitir que a década de 1980 se assuma como uma era histórica distinta. Neste sentido, A Linha da Beleza é um marco no que de hábitos e costumes do século XX vai ficar para a História. Enquadrado por dois processos eleitorais que reforçaram a liderança de Margaret Thatcher, foca quatro extraordinários anos de euforia, mudança e tragédia. Emocionalmente denso, desarmantemente divertido, é um trabalho de fôlego da autoria de um dos mais brilhantes escritores de língua inglesa.

Um escritor magnífico.
John Updike

Tenho a certeza de que nunca usei a expressão obra-prima na crítica a um romance e hesito em fazê-lo agora, mas é um termo muito difícil de evitar quando me encontro face a tanto brilhantismo.
The Observer

Sinopse, preçário e observações retiradas do site da ASA.

2 comentários:

Nic disse...

que exagero o comentario do The Observer... the line of beauty e' um romance mediano so teve mesmo foi a originalidade tematica!

Anónimo disse...

Excellent, love it! » » »