segunda-feira, maio 16, 2005

Estreia (hoje)

Flatland II - to be is to be seen!
de Patrícia Portela
Galeria Zé dos Bois, Lisboa
16 a 23 de Maio (excepto terça-feira), às 21h30

Image hosted by Photobucket.com

O Homem Plano encontra-se em residência na ZDB, durante o mês de Março e Abril, empenhado na construção de uma estratégia infalível para se manter eternamente no mundo 3D. Apercebendo-se da vantagem que é ter uma dimensão a mais, o Homem Plano organiza uma excursão pelo mundo da ilusão e do terrorismo e convida-nos a participar.

Por um momento, o mundo obedece a uma construção paralela do próprio mundo.

Terrorismo transforma-se em teatro e teatro é como terrorismo:

Ambos criam ficção em tempo real!

Uma história de acção e de canções de amor, onde o Tempo é o principal galã.




"(...) Patrícia Portela coloca-nos perante um espaço bidimensional, visual e narrativo, a história de um ser que vive entre obras de autores, páginas de livros, e que um dia se apercebe que a sua existência é também ficção de um outro, aquele que lê, e portanto está numa 3a dimensão. Ao contrário dessa retórica de banalidade performativa que se transformou a litúrgica palavra de ordem de "questionar o lugar do público", o trabalho de Portela é de uma inteligência e de uma capacidade narrativa e reflexiva verdadeiramente brilhantes - a teorização faz-se com o próprio apelo lúdico, com a redescoberta do prazer de narrar. Numa era de omnipresente visibilidade, o regime é o de "(só se) sou visto, logo existo" - e se sou visto, quero também ver. Depois de Flatland-para cima e não para Norte, Flatland ll- to be is to be seen é credor de todas as expectativas". Augusto M. Seabra in Público 16 Maio 2005

Flatland II - to be is to be seen!
de Patrícia Portela em colaboração com Christoph de Boeck, Anton Skrzypiciel, Irmã Lucia efeitos especiais e Helder Cardoso. Produção de Patrícia Portela e Helena Serra. Co-produção de: WPzimmer, Galeria Zé dos Bois, Lugar Comum e Clube Português de Artes e Ideias, Centro Coreográfico de Montemor-o-novo, Transforma, João Garcia Miguel. Projecto subsidiado pelo Instituto das Artes e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian Apoio de: Câmara Municipal de Lisboa, Centro Nacional de Cultura, editora Fenda, BOSCH, XEROX, TESA Portugal, Versailles, Câmara Municipal de Oeiras, Braz & Braz, Cafés Delta.

De 16 a 23 de Maio de 2005, às 21h30 na Galeria Zé dos Bois
Entrada: 6 €
Reservas: 21 3430205 ou 96 396 55 25
Lotação: 30 espectadores
Texto em Inglês

Análise a Flatland I - para cima e não para Norte! (vencedor do Grande Prémio Maria Manuela Azeredo Perdigão 2004)

Sem comentários: