segunda-feira, maio 23, 2005

Estreia esta semana II
(reposição)

Cartas
integrado no projecto Estamos agora sós
coordenação de André Amálio
Espaço da Flamenga
25 a 28 de Maio
21h30

Image hosted by Photobucket.com


Um grupo de pessoas reúne-se para falar da condição feminina.
Uma reflexão sobre como a sociedade vê a mulher e como a mulher se vê a si própria.


A situação da mulher em Portugal e no mundo continua a ser alvo de desigualdades e preconceitos; situação que continua a precisar de ser analisada, discutida e debatida por pessoas de todas as idades. Vivemos mergulhados numa profunda hipocrisia do estado e da sociedade, em que se parece crer que não há qualquer tipo de desigualdade entre os sexos, numa cegueira voluntária de não querer perceber o quanto estamos ainda a viver muito longe dum panorama social justo.

Um dos nossos objectivos é levar os espectadores à reflexão, a equacionar a posição da mulher no mundo, no nosso país e na nossa própria vida.

Cartas fala de uma sociedade que continua a querer distinguir muito bem o que é um homem e o que é uma mulher. Fala de desigualdades e de mentalidades... As acusações são democráticas: dedicadas a ambos os sexos, numa perfeita igualdade de valores. E se por vezes o prato vier envenenado, é sempre com uma boa dose de humor que é servido.

Cartas obriga à reflexão e à discussão! Coloca em causa valores quase inconscientes mas demasiadamente enraízados; que condicionam e influenciam as atitudes do nosso dia a dia. Pretende desconstruír esses valores numa contribuíção para a formação de indivíduos mais conscientes e libertos de preconceitos.

O palco está coberto de cartas rasgadas, como um cemitério de vozes de mulheres esquecidas, vozes enterradas e abafadas pelo tempo.

Hoje sinto que sou todo esse lugar da experiência quotidiana de uma menoridade, um "algo de menos" que é a definição implícita de condição feminina por esse mundo fora, sistematicamente transcrita em violência sobre os seus corpos e as suas sexualidades

Cartas Concepção e Encenação: André Amálio Interpretação: André Amálio, Ana Limpinho, Filipe Valentim, Joana Furtado Músico Filipe Valentim Movimento Joana Furtado Espaço Cénico Pedro Medeiros Produção Eduardo Street Som André Tente Design Gráfico João Costa

Espaço Municipal da Flamenga
(junto ao Feira Nova da Bela Vista - Metro Linha Vermelha)
25 a 28 de Maio
21h30

Reservas: 218 311 220/2 /9
Entrada: 7,5€

Image hosted by Photobucket.com
Espaço Municipal da Flamenga
Rua Ferreira de Castro (edifício amarelo)
(junto ao Feira Nova da Bela Vista - Metro Linha Vermelha)
Autocarros: 59, 68, 104, 208

informações enviadas por e-mail e da responsabilidade dos criadores


Cartas faz parte de uma trilogia intitulado Estamos agora sós e estreou no Espaço Kind of a Black Box em Junho 2004
Ler crítica/carta aberta de Pedro Manuel à 2ª parte deste projecto, estreada na Casa dos Dias da Água em Dezembro 2004: Abrir o apetite


1 comentário:

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it »