sexta-feira, novembro 19, 2004

Estamos Agora Sós - Estreia

Estreou ontem, na Casa dos dias da Água, a nova encenação de André Amálio, ESTAMOS AGORA SÓS. Trata-se de uma adaptação do texto Quarteto, de Heiner Muller, que por sua vez se trabalha Chordelos de Laclos e as suas Ligações Perigosas. A ver, até dia 24 Novembro, sempre às 22h00.



Com o texto Quarteto como pano de fundo, o espectáculo questiona a luta do indíviduo entre a sua persona social e a sua essência, entre o que sente, o que pensa e o que faz. Este jogo interior dá lugar a uma intensa luta entre os dois personagens, em que o amor deles é palco de uma guerra para a glória do mais forte, num mundo onde os sentimentos verdadeiros são escondidos e asfixiados por uma máscara de pedra, talhada pelo tempo para se transformar em jazigo eterno, Valmont acaba derrotado e assassinado por Merteuil, 'O amor é forte como a morte'.

Heiner Muller procura no seu teatro estabelecer pontes entre as concepções teatrais de Brecht e Artaud, criando uma escrita onde a palavra ganha um valor de autonomia poética/politica e os textos um reflexão e uma actualidade vista macroscopicamente aos olhos da História. O texto, elaborado em 1980, remete-nos para a relação entre os dois sexos e a sua luta pelo poder. Merteuil e Valmont, o casal desencadeador da sedução e da máscara da falsidade, envolvem-se num jogo de sedução e de violência psicológica, numa disputa e num medir de forças que atinge o seu climax num confronto quase animal entre macho e fêmea.

Estas personagens, inflamadas pelos ideais libertinos do Marquês de Sade, afastam-se totalmente de quaisquer valores éticos e morais, das noções de bem e de mal. São guiados apenas pelo desejo egoista e pela força dos instintos primitivos, num jogo perigoso e envolvente que termina com a própria morte de Valmont e a sobrevivência derradeira de Merteuil.



Encenação: André Amálio Movimento: Joana Furtado Cenografia: Pedro Silva Interpretação: André Amálio e Joana Furtado Produção: Eduardo Street Co-Produção: "Casa d'Os Dias da Água" Som: André Tente Desenho de Luz: Luis Fernandes Grafismo: João Costa e Luis M. Montagem Cenográfica e Serralharia: Miguel Covas




LOCAL: Casa d'Os Dias D'Água - Rua D. Estefânia, n.º 175 - Lisboa
DATAS: Todos os dias de 18 a 24 de Novembro
HORÁRIO: 22H
INFORMAÇÕES: Eduardo Street - tm. 963955823
RESERVAS: 21 3140352 ou 21 3520259