sexta-feira, abril 22, 2005

Estreia (II)

Berenice

Teatro Nacional D. Maria II
SALA GARRETT - 22. abril. / 22. maio.

Image hosted by Photobucket.com

O conflito entre o dever e a paixão, o amor sacrificado à razão de Estado: de que forma estas situações tocam os nossos espíritos contemporâneos?
O que Berenice nos dá, fundamentalmente, é a eterna história de um amor infeliz, da separação dos amantes, do destino insensível, de um sacrifício sublime, no qual a grandeza não serve de consolo àqueles que o aceitam.

A história de Tito e Berenice é também um pouco a de Dido e Eneias, de Tristão e Isolda, de Rodrigo e Chimena...

O espectador contemporâneo não pode deixar de admirar o "exercício" realizado por Racine: a simplicidade da acção, que vai quase até ao despojamento e que faz de Berenice uma verdadeira "tragédia sobre quase nada"… Mas não é esta mesma sobriedade que permite escutar de uma forma subliminal todo o canto do amor e do desespero?

Uma acção simples, sustentada na grandeza dos sentimentos, na elegância da expressão, na violência das paixões, na espera da palavra, faz com que esta obra se apresente como uma inquietação surda, uma tragédia de portas fechadas na qual correm lágrimas e não sangue e em que o verso de Racine nos surge – na bela definição de Grüber – como um sopro sobre uma ferida.

Carlos Pimenta

BERENICE de RACINE TRADUÇÃO VASCO GRAÇA MOURA Produção TNDM II
ESTREIA ABSOLUTA 21. ABRIL. 05
SALA GARRETT - 22. abril. / 22. maio.
4ª a Sáb. - 21.30H I Dom. - 16.00H

ABERTURA F.I.T.E.I - 28ª EDIÇÃO
TEATRO NACIONAL S. JOÃO [ PORTO ] - 31. maio. / 11. junho.


ENCENAÇÃO CARLOS PIMENTA CENÁRIO JOÃO MENDES RIBEIRO FIGURINOS ANTÓNIO LAGARTO MÚSICA MÁRIO LAGINHA DESENHO DE LUZ DANIEL WORM D'ASSUMPÇÃO VÍDEO ALEXANDRE AZINHEIRA DESENHO DE SOM HUGO REIS VOZ E ELOCUÇÃO LUÍS MADUREIRA

COM JOÃO GROSSO BEATRIZ BATARDA JOSÉ AIROSA MIGUEL LOUREIRO JOSÉ NEVES TERESA SOBRAL PAULO LAGE

DURAÇÃO SEM INTERVALO : 1.50H [ aproximadamente ]

NÃO É PERMITIDA A ENTRADA APÓS O INÍCIO DO ESPECTÁCULO

O TNDMII organizou uma programação paralela com concertos, debates e lançamento de livros. Toda a programação pode ser consultada aqui.


Informações retiradas do press-release