quinta-feira, abril 28, 2005

Dia Mundial da Dança

Comemora-se amanhã o Dia Mundial da Dança, em homenagem a Jean-Georges Noverre (1727-1810) (imagem aqui), que em 1760 publicou um livro que ficou como um dos mais importantes estudos teóricos sobre a dança teatral: Lettres sur le Ballet et les Arts d'Imitation e inaugurou aquilo a que se pode chamar dança moderna.

O Dia Internacional da Dança é uma iniciativa da UNESCO e realiza-se desde 1982 " to bring all Dance together on this occasion, to celebrate this art form and revel in its universality, to cross all political, cultural and ethnic barriers and bring people together in peace and friendship with a common language- DANCE". A mensagem deste ano é da autoria da bailarina japonesa Miyako Yoshida

Dance is exclusive to no one.
It grants joy and elation to all that partake or spectate.

The language of dance knows no boundaries.
It reaches beyond class, education, country and belief.

Its vocabulary is infinite, as human emotion resonates through movement.
Dance enriches the soul and uplifts the spirit.

Dance lives within all that live.
Let all the children dance and peace shall surely follow.


Miyako YOSHIDA

O país vai ser percorrido por apresentações de espectáculos de dança para todos os gostos, do mais clássico ao mais contemporâneo e híbrido, para além de debates (na Ler Devagar), workshops, aulas de dança (no CEM), festas. A oportunidade vai ser aproveitada para o lançamento da nova revista sobre artes performativas TÍTULO PROVISÓRIO, uma edição conjunta da REDE e da PLATEIA, duas estruturas que reunem companhias, criadores e artistas de dança (REDE) e teatro (PLATEIA - mas só do norte do país). A revista estará à venda em alguns dos locais associados ao Dia Mundial da Dança, e nas bancas pouco depois e é lançada no início de um debate sobre a formação profissional de dança, na Livraria Ler Devagar, amanhã às 15h30 (outras apresentações na FNAC Santa Catarina, no sábado).

Image hosted by Photobucket.com

Mais informações sobre a programação oficial, algures nos jornais. Outros espectáculos (mas só os apoiados pelo Instituto das Artes) podem ser consultados aqui.

Sem comentários: