quinta-feira, janeiro 27, 2005

Poética do quotidiano: especial coming out (I)



O Gonçalo, do FishKid, enviou a sua colaboração para a edição especial da poética do quotidiano inteiramente dedicada à questão do coming out. O prazo de entrega acabava ontem, mas decidi estender a iniciativa ad infinitum. As regras de participação, bem como as razões e objectivos da iniciativa podem ser lidas aqui.

Coming-out's… Assunto difícil, para um puto encafuado no armário…
Depois de pensar, achei que, a falar, tinha que ser sobre o pouco por que já passei (e que mesmo assim parece tanto!) e sobre o resto que vou conhecendo!

Vem assim, primeiro, aquela que me parece a mais fundamental etapa por que passei… Assumir-me a mim mesmo! Olhando para trás, vejo sinais claros da minha orientação sexual desde criança, nas brincadeiras e jogos que fazia! Na altura não o via assim, claro, e quando comecei a achar que podia ser "diferente", entrei em negação… Sabia que era gay, mas só o aceitei depois do meu primeiro namoro!
Mas ainda faltava muito… E uma coisa eu começava a perceber: neste percurso, o elemento mais essencial é, possivelmente o apoio que temos! Assim, conforme começava a conhecer um pouco mais "o meio LGBT" e conhecia pessoas "como eu", comecei também a fazer amigos e a perceber a importância destes!

Assim, achei estar na hora de me assumir a uma amiga minha, em quem sabia poder confiar… Tentei… Mas tudo pareceu, subitamente, tão difícil… Não consegui! Mas também não desisti! Podia não ser directamente, mas com Queer as Folk, Rufus Wainwright e o "Salto Mortal" (Marion Zimmer Bradley), acabei por lhe dar pistas para, sozinha, chegar ao que eu não lhe conseguia dizer…

Não é que não se possa viver sem se ser assumido… A vida acaba é por não saber ao mesmo! Não poder falar de gajos bons… =P Não poder desabafar quando estamos em baixo:/ Não poder falar à vontade…

Aos poucos, espero conseguir continuar, não me ficar por este pouco que consegui e que, mesmo assim, me sabe já tão bem^^ Não sei como vai correr, só sei que, com quem valer a pena, vai de certeza correr tudo bem;)

(dedicado ao Verdadeiro Eu e à gUidita "com muitos bjs de quem os adora^^")


pUtoFisH a.k.a. Gonçalo

Sem comentários: