quarta-feira, novembro 24, 2004

6ª Mostra de Teatro Jovem MostraTE (VI) - PRIVATE LIVES

PRIVATE LIVES
Teatro Taborda
24 Novembro
22h00



A distribuição dos 4 papéis pelos 6 actores é uma Roleta-Russa oferecida, de bandeja, ao público.
Serão a Serendipidade, o Book-Crossing, o Random Order, O Nietzsche (!) e o Amor (!!?) farinha do mesmo saco?

De Noël Coward ainda não sabemos se gostamos. Nunca percebemos em que parte da zona cinzenta e infinita que vai do dandy intelectual ao queer fútil é que ele se situa. É neste território movediço, neste pântano, que se vai operar a construção da peça e do espectáculo. E é aqui que o universo cool e eficaz de Noël Coward sofre um duro golpe do destino: a encenação (público e actores) deste espectáculo nunca será mais do que um produto da casuística e da assunção dos resultados. E que ninguém se desobrigue das consequências.




O Teatro Praga é um colectivo que funciona mediante as propostas e os desenvolvimentos pessoais dos membros do grupo, mas sempre com uma perspectiva do percurso e das ansiedades do todo, como uma estrutura permanente que abriga e desenvolve projectos.
Pretendemos reflectir sobre um teatro livre de preconceitos formais e estéticos. Pretendemos que o acto de criação seja feito de falhas e de arranques sucessivos, de entidades nebulosas e de pulsões vitais. Queremos um espaço em branco feito de oportunidades e de encontros furtivos que tragam à luz momentos de discussão e confronto. Queremos recusar efeitos eminentemente fictícios e recusamos a ideia de um teatro feito de regras basilares e de dogmas cristalizados. O espaço que criámos e continuamos a desenvolver faz-se da valorização do actor como agente primeiro da criação, mas não se auto-compadece com um espaço meramente reflexivo, aposta fortemente na execução e na fisicalidade (humana e material).



Projecto Vencedor do Prémio "Teatro na Década 2003" e Prémio Melhor Actriz (Paula Diogo) do Clube Português de Artes e Ideias
Uma co-criação de André E. Teodósio, Carlos Alves, Paula Diogo, Patrícia da Silva, Pedro Penim e Sofia Ferrão. tradução: carlos falcão | produção executiva e promoção: pedro pires | styling: sofia aparício | design gráfico: paulo veiga | fotografias: luis piorro | colaboração: cão solteiro


Sem comentários: