quinta-feira, setembro 02, 2004

das padeiras de aljubarrota (estreia)

interrompe-se o ciclo de bilhetes postais sobre barcelona e madrid para se dar conta da estreia do novo espectáculo de Rogério Nuno Costa e Marina Nabais, DAS PADEIRAS DE ALJUBARROTA, uma co-produçao entre a estrutura a menina dos meu olhos e a Festa do Avante
"Três mulheres dão corpo a um mito: a padeira de Aljubarrota. Entre a lenda e o desconhecido, o mistério prevalece.
Quem foi a famosa padeira de nome Brites? A condição feminina e os séculos de escravatura, num espectáculo novo e altamente pedagógico.No seguimento do espectáculo Ophelia, o presente Das Padeiras de Aljubarrota pretende dar continuidade à estetização teatral daquilo que pode ser uma investigação ou um estudo à volta de uma personagem. Mas se em 'Ophelia' o estudo partia de um imaginário maioritariamente literário, em Padeiras será a dimensão histórica a privilegiada, nomeadamente aquela que misteriosamente se cruza com a lenda e o desconhecido. Mais uma vez, a ideia de mito que se cria à volta de uma personagem.
A intersecção entre um registo real e outro ficcionado é exactamente aquela que a história perpetuou – a famosa padeira existiu realmente, mas muito do que se disse e escreveu ao longo dos séculos não passa de exageros inverosímeis, numa tentativa muito lusófona de mitificação de heróis populares.
A construção teatral socorre-se de um vasto conjunto de registos cénicos, todos com o objectivo premente de inculcar no corpo de três mulheres uma construção histórica idealizada, referencial, muitas vezes parodial, de uma Idade Média que ainda esconde muitas das razões daquilo que durante séculos fomos e do que ainda hoje ostentamos."
datas de apresentaçao:
2 e 5 de setembro na festa do avante (atalaia, amora, seixal)
23, 24 e 25 setembro no hospital miguel bombarda (lisboa)
outro espectáculo de Rogério Nuno Costa e Marina Nabais já tratado neste blog:

Sem comentários: