terça-feira, maio 18, 2004

Junho, eleições, futebol, calor e abstenção

Marcelo Rebelo de Sousa disse na sua missa dominical que até agora não se tinha falado de Europeias na pré-campanha e que (espanto!) os partidos estavam, até, resignados com os níveis de elevada abstenção indicados. Ou seja, e por outras palavras, estas eleições serão internas, não ao nível nacional, mas inter-partidárias, o que já é dizer muito acerca do sistema eleitoral. Enfim...

Mas a mim faz-me alguma confusão que não se tenha pensado que a data das eleições ia coincidir com a euforia do Euro 2004 e que isso iria impossibilitar um acesso da informação necessária aos votantes. Dizem-me pessoas amigas, que não deve ser a política a submeter-se às regras do futebol, mas vá lá, não sejamos ingénuos. Aqui ganha a lei do mais forte. E não me parece (aceito reclamações em sentido contrário) que se tenham organizado manifestações ou petições (há-as para tudo, meu Deus!) para que a data das eleições fosse alterada. Em pleno 13 de Junho ocorrem dois jogos, e um deles entre França e Inglaterra. Fará parte da estratégia dos partidos no governo (de todos os países envolvidos) o alheamento das populações? Pão e circo, de novo?

Sei que a data das eleições está condicionada por uma série de regras e circunstâncias, mas, caramba, um outro dia não ia com certeza, alterar grande coisa.

Em Portugal teremos o 10 de Junho na quinta feira, o que originará a única ponte dos últimos 6 meses e debaixo de um calor intenso, e as festas de Santo António, a 13, com as marchas em Lisboa em plena avenida invadida de turistas-adeptos. Será que não viram isto? Servem para quê as Comissões Nacionais de Eleições?

Lembro-me das primeiras eleições para a Europa e de um helicóptero da RTP ter sobrevoado as praias da Costa da Caparica, onde as pessoas acenavam como que a dizerem "quero lá saber da Europa com este calor!". Eu incluído.

A abstenção não vai ajudar ninguém e é, em suma, da responsabilidade de todos.

1 comentário:

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. » »