terça-feira, novembro 04, 2003

Lolita ou o perverso nas crianças

Tem razão o J quando diz que "o que éque a menoridade tem a ver com a pedofilia? A maioria das pessoas tem as suas primeiras experiências sexuais antes dos 18 anos. Anda por ai' uma tendência perigosa a alargar o conceito de pedofilia: Éabuso sexual de pré-puberes, portanto, no maximo, com uns 14 anos.", a propósito do meu post anterior. Eu mesmo fiquei chocado com a ideia conservadora que passava. Na verdade, acredito que "coisa inocente" éalgo que não se pode aplicar a todas as crianças. O caso da Lolita é, como referiu o Pacheco Pereira em comentário dominical, uma história de amor, das mais profundas.

O filme vai passar na Cinemateca, dia 10 às 19h, e fala de tudo menos de pedofilia. Aliás, criança é termo que não se pode aplicar à  personagem de Shelley Winters (ainda que ela tenha vindo dizer mais tarde que precisou de um psicólogo para a ajudar o passar o trauma).

Mea culpa, então no que poderá parecer um conservadorismo meu. Eu até torço para que o Fred não morra. Entretanto, aqui está um excerto da Lolita, versão blog e aqui em versão lusa.

Sem comentários: