Cinema Londres, sala 1, 15h45
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlb7GTBZTweCt3TnM_i-dUtMchL9K_lD4ofDLIZ7aE6qh0m-l_1sYpmtEuF04a8jEwpDGw3H9zKHC4V704BHmdV6sYzykDgnuLuGDLO3iskJapss6Fmi-oTbThpRbtGoKo57Umew/s400/pervertsguide-Plakat-GR.jpg)
O que pode a psicanálise dizer-nos sobre o cinema? Esta é a pergunta a que
THE PERVERT´S GUIDE TO CINEMA se propõe responder. O filme conduz o espectador através de uma estimulante viagem por alguns dos maiores filmes de sempre. O guia e apresentador é
Slavoj Zizek, o carismático filósofo e psicanalista esloveno. Na sua apaixonada abordagem ao pensamento, vasculha a linguagem escondida do cinema, revelando o que os filmes podem dizer-nos sobre nós próprios. Seja destrinçando os enigmáticos filmes de David Lynch, ou deitando por terra tudo o que se pensava saber sobre Hitchcock. O filme estrutura-se a partir do próprio mundo dos filmes que discute; filmado em ambientes originais ou em réplicas dos cenários, cria-se a ilusão que Zizek fala a partir do interior dos próprios filmes.
“The Birds” e
“Psycho”, de Hitchcock são abordados por Zizek, considerando que aquele realizador é, provavelmente, o mais freudiano de todos. Prestem atenção à comparação que Zizek faz entre os três andares da assustadora mansão de Norman Bates (
“Psycho”) e o conceito freudiano de Id, Ego e Superego. O psicanalista esloveno expõe os seus argumentos de forma tão natural e convincente e ao mesmo tempo tão rápida, que a nossa mente começa a girar vertiginosamente. Uma viagem imperdível.
Eis dois excertos do documentário encontrados no You Tube:
Sem comentários:
Enviar um comentário