terça-feira, fevereiro 15, 2005

Pensar o Actor

Preocupados com vários aspectos da situação da profissão de ACTOR em Portugal, e desejando contribuir para o lavantamento/consciência dos problemas, bem como para a descoberta de soluções viáveis dos mesmos, a ACT, a GDA, e o STE decidiram empreender a organização de 3 encontros/debates visando esses objectivos.


Profissão - actor
O Futuro ?
1º encontro
O estado do sector


- Levantamento dos factores principais de desorganização do sector.

Data: terça feira , 15 de Fevereiro 2005
Local: Teatro Municipal São Luís - Jardim de Inverno
Horário: 18 h



Este será o 1º de 3 encontros a realizar.

O objectivo final destes 3 encontros será a elaboração de um documento conclusivo, que aponte soluções para os vários problemas do sector, a ser propostos às emergentes entidades governamentais.

Os encontros contarão com a participação da ACT, GDA e STE, bem como de,representantes dos partidos com assento na Assembleia da República e António Pedro Vasconcelos - presidente do grupo de trabalho para o livro verde da Comissão Europeia sobre o Audiovisual .

in ACT - Escola de Actores


Que problemas afectam a situação dos actores em Portugal? Que soluções viáveis para eles? Essas são questões de fundo a abordar em três encontros sobre o estado do sector - "Profissão actor/ O Futuro?" -, a realizar pela Escola de Actores ACT, a cooperativa Gestão dos Direitos de Autor (GDA) e o Sindicato dos Trabalhadores do Espectáculo (STE). O primeiro dos três encontros previstos realiza-se já hoje em Lisboa, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz, às 18.00.

Elaborar «um documento conclusivo, que aponte soluções para os vários problemas do sector», a propor às entidades governamentais competentes, é, segundo os organizadores, o objectivo final dos três encontros, onde será feito o «levantamento dos factores principais de desorganização do sector». Neles está prevista a participação não só de membros das entidades organizadoras, mas também de representantes de partidos parlamentares (o ex-ministro Augusto Santos Silva pelo PS, António Filipe pelo PCP, Diana Andringa pelo BE e Diogo Belford Henriques pelo CDS-PP) e do realizador António-Pedro Vasconcelos.

in Diário de Notícias

Sem comentários: