quinta-feira, novembro 01, 2007

OBSCENA #7 - Novembro (disponível a partir de hoje)



O que é a identidade cultural europeia? | Robert Rauschenberg
Pré-publicação: Fundação Calouste Gulbenkian 50 anos 1956-2006
Claude Régy | DocLisboa 2007 |Carta branca a João Leonardo | Rodrigo García
Yvonne Rainer e Trisha Brown em diálogo | DBM – Danse Basin Mediterrannée
Eszter Salamon | Indústrias Criativas

www.revistaobscena.com




Com a edição de Novembro da OBSCENA prosseguimos a reflexão em torno da identidade cultural europeia. Depois de no número passado nos termos dedicado às políticas culturais traçadas por Bruxelas, convidámos agora um painel de agentes culturais dos diversos Estados-membros para nos falarem daquilo que entendem por identidade nacional e identidade europeia. Na primeira parte deste dossier especial recolhemos as opiniões de onze países: Alemanha, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Eslovénia Grécia, Holanda, Hungria, Roménia e Suécia em textos assinados por críticos, encenadores, artistas plásticos, comissários, jornalistas e investigadores.

Mas este é ainda um número que reflecte sobre o futuro da cultura na sociedade contemporânea através de um ensaio que põe em discussão o papel que as indústrias criativas têm vindo a desempenhar na definição do acesso aos bens culturais. Publicamos em Novembro a primeira parte deste ensaio, deixando para Dezembro a apresentação de casos práticos, mês em que também concluiremos o dossier dedicado à Europa cultural.

A OBSCENA #7 traz-lhe ainda, em primeira mão, a pré-publicação do livro comemorativo dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian, num longo percurso, assinado por António Pinto Ribeiro, através da implicação da FCG na história cultural do país.

Novembro é também o mês em que a revista se abre, de forma assumida, ao papel que as outras disciplinas artísticas ocupam na construção de um discurso sobre a criação performática. A exposição que Serralves dedica a Robert Rauschenberg e a recente edição do DocLisboa são temas em destaque, num número que traz uma carta branca de João Leonardo, Prémio EDP Novos Artistas 2005.

Para além disso damos-lhe entrevistas com os encenadores Claude Régy e Rodrigo Garcia, que se apresentam este mês em Paris, no âmbito do 36º Festival d’Automne e publicamos um diálogo entre as coreógrafas Trisha Brown e Yvonne Rainer a propósito do seu trabalho, de Rauschenberg e do modo como concebem a criação em dança.

Pode ainda contar com as habituais colunas de opinião de André Dourado, Eugénia Vasques e Mónica Guerreiro, o cartoon do Bandeira, críticas, recensões e 150 páginas de muita informação que lhe vão chegar, certamente, até 15 de Dezembro, data em que sai a última OBSCENA de 2007.

E porque o nosso site mudou pedimos-lhe que efectue novo registo caso queira assinar a revista.

Boas leituras.

Sem comentários: