sábado, abril 28, 2007

Ministra da Cultura proíbe manifestação no Teatro Camões



O chefe de gabinete do Secretário de Estado da Cultura (SEC) fez saber, hoje ao início da tarde, que a Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, não autorizava a manifestação programada pelos bailarinos da Companhia Nacional de Bailado para amanhã, no Teatro Camões, durante a IV Gala Internacional de Bailado.

Num comunicado lançado ontem ao fim da tarde – e que o jornal Expresso dava conta –, a Comissão de Trabalhadores da CNB anunciava que se ia manifestar contra a lei do artista, uma vez que o documento “levanta dúvidas e preocupações” aos bailarinos. Em causa estão os regimes de contratação e a conversão de carreiras que sofrem drásticas alterações, nomeadamente a caducidade de um contrato caso o bailarino se recuse a aceitar as novas funções.

Em reuniões com o Secretário de Estado, mantidas entre Novembro e Março, a Comissão de Trabalhadores foi alertando a tutela para a omissão de especificidades relativas aos casos dos bailarinos, mas a única resposta que obtiveram da parte do SEC foi, precisamente, que a lei não se aplicava à CNB, que teria direito a legislação própria. Contudo, os bailarinos são claros: “em nenhum local deste documento se salvaguarda esta afirmação”.

Os bailarinos tencionavam recolher 5 mil assinaturas para um abaixo-assinado que entregariam na Assembleia da República, tendo ainda previsto a inclusão no programa de sala de um manifesto com algumas das reivindicações, bem como uma comunicação ao público. Agora, a Ministra da Cultura veio informar que qualquer acção, a ocorrer, só poderá ser feita no exterior do teatro. Nem a Ministra nem o Secretário de Estado estarão presentes, amanhã, numa gala que reúne bailarinos da CNB, do Royal Ballet School, e também a coreógrafa Olga Roriz para celebrar o Dia Mundial da Dança. Apenas o SEC disse que se faria representar por um membro do seu gabinete.

Foto: José Luís Neves

2 comentários:

A. disse...

...o sempre atento
Tiago Bartolomeu...










muitíssimo obrigada.

abraço.
Ana Lacerda.

oldmirror disse...

O mágico de tudo isto é que a dança ainda dança depois de tantas facadas que recebe.

old-mirror.blogspot.com