terça-feira, março 27, 2007

Hoje é Dia Mundial do Teatro



Em 1961 o Instituto Internacional do Teatro (IIT), associado à UNESCO, criava o Dia Mundial do Teatro, marcado a 27 de Março para celebrar a inauguração do Théâtre des Nations, em Paris. Diz o IIT que é “uma ocasião para que os artistas partilhem com o seu público uma certa visão da arte e o modo como essa arte pode contribuir para a compreensão e a paz entre os povos”.

O Dia Mundial do Teatro comemora-se hoje por todo o mundo, indo ao encontro das palavras do autor da mensagem oficial, o Sultão Bin Mohammed Al Qasimi, membro do Supremo Conselho dos Emirados Árabes Unidos e Emir de Sharjah: "Teatro é vida. Nunca antes houve um tempo como o nosso, em que nos cabe a todos denunciar as guerras fúteis e as diferenças doutrinárias que, tantas vezes, erguem as suas cabeças de hidra, imperturbáveis perante a consciência plena de responsabilidade. Temos de pôr fim a cenas de violência e de matança aleatória. Constituindo ocorrências trivializadas no mundo de hoje, estas cenas são agravadas pelas diferenças abissais entre uma abundância perversa e a pobreza mais abjecta, por doenças como a SIDA que minam muitas partes do globo e derrotam os melhores esforços para as erradicar. Estes males andam acompanhados por outras formas de sofrimento, as resultantes da desertificação e seca, calamidades que vão sendo aumentadas pela ausência de diálogo genuíno que é, indubitavelmente, a maneira mais segura de fazer do nosso mundo um lugar melhor e mais feliz." (leia a mensagem oficial, em português, na OBSCENA #2).

Em Lisboa alguns teatros oferecem entradas gratuitas para os espectáculos e outros preparam festas. Dois exemplos: No São Luiz, entre as 17h e as 20h, cerca de 200 personalidades do mundo do teatro, da criação à técnica, da produção à crítica, da gestão à programação, revelam os seus três desejos para o teatro. No Maria Matos aproveita-se a data para celebrar o 1º aniversário do teatro, com DJs e After-show, a partir das 23h. A entrada para ambos os encontros é gratuita.

Sem comentários: