sexta-feira, março 23, 2007

Críticos de música juntam-se em jantar de homenagem a Pinamonti



Um conjunto de críticos ou ex-críticos de música, entre os quais Cristina Fernandes (Público), Bernardo Mariano (Diário de Notícias), Jorge Calado (Expresso), Maria Augusta Gonçalves (Jornal de Letras) e Vanda de Sá (Antena 2), juntar-se-ão num jantar de homenagem a Paolo Pinamonti, o futuro ex-director do Teatro nacional S. Carlos, na próxima segunda-feira, em Lisboa. A estes nomes juntam-se os de Augusto M. Seabra (actualmente com uma coluna semanal no site da Culturgest), Alexandre Delgado (compositor) e Rui Vieira Nery (ex-Secretário de Estado da Cultura e sub-director do Departamento de Música da Fundação Calouste Gulbenkian), entre outros.

Na nota que fizeram circular justificam-se dizendo que "nunca os signatários se haviam reunido como o fizeram para prestar o seu reconhecimento a Paolo Pinamonti, no momento em que vêem interrompida a continuidade de uma direcção que, face a repetidos constrangimentos orçamentais, tinha manifestado um esforço e uma imaginação continuadas em tentar responder às missões de um teatro nacional de ópera e aos níveis artísticos desejáveis". E acrescentam que apesar das "opiniões diferenciadas sobre as propostas artísticas dessa direcção e suas realizações" que tiveram ao longo dos seis anos de direcção de Pinamonti à frente do S. Carlos, não entendem como "compreensíveis os termos expeditos com que a tutela dispensou quem tanto tinha prestigiado o São Carlos".

Acusam o Ministério da Cultura de praticar "um exercício de arbitrariedade política" que pode "interromper a continuidade de trabalhos artísticos para mais constatando que os responsáveis do Ministério da Cultura procederam ao contrário do disposto no programa do governo, no sentido da existência de 'direcções artísticas menos dependentes da lógica de nomeação governamental'".

Recorde-se, a este propósito que o Secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, afirmou em declarações ao Diário de Notícias (26/01) "o São Carlos não é para servir o projecto do director artístico. Este é que serve o projecto do São Carlos. E este é definido pelo Governo." A polémica da saída de Pinamonti do São Carlos deve-se à anunciada fusão com a Companhia Nacional de Bailado, situação contra a qual este se manifestou.

Este será o segundo jantar que reúne apoiantes de Pinamonti, depois de na semana passada um grupo de 20 nomes da crítica, política e cultura se terem juntado num jantar privado, também em Lisboa.

Escrevem os críticos que o jantar acontecerá no Hotel Vila Galé Ópera (Travessa do Conde da Ponte, junto ao edifício da Orquestra Metropolitana de Lisboa), pelas 20h30. As inscrições e confirmações poderão ser feitas através do mail: bravopinamonti@gmail.com , ou por sms para 969534172 até ao próximo sábado, às 20h00.

Sem comentários: