quarta-feira, março 21, 2007

Ajagato edita 7º número da revista Cena's


Já está disponível online, mas também nas livrarias, o nº 7 da revista Cena's editada pela Ajagato, de Vila Nova Santo André. O número traz uma entrevista a Teresa Ricou, directora do Chapitô e a famosa mulher-palhaço Tété, que diz, claramente: "Viver a liberdade é algo que se aprende".

Uma ideia que vai ao encontro dos objecttivos de publicação desta revista, acto de resistência de um projecto marginal e descentralizado. O percurso da Ajagato é, aliás, contado em amplo dossier com números, factos, contas e relatórios. Escreve-se no editorial: "Face, antes do mais, à “ditadura” do défice e da crise, que cerceia os apoios públicos indispensáveis a este tipo de projectos. Política que se quer erigir como fatalidade, como qualquer coisa de inevitável, mas também de “sensato”, de “lógico”, com que a querem tornar verdade inquestionável, imposta a criadores, agentes, práticas culturais e inculcada na opinião pública. Mas acto de resistência, também, face aos que, apoiando-a directamente ou não, a olham como potencial pólo desequilibrante das suas representações da realidade. Acto de resistência, ainda, face à disputa que se trava no domínio do cultural e que remete para a questão, velha de séculos, da alienação".

Este número inclui ainda um ensaio de minha autoria sobre o Teatro Praga, um texto de Carlos Fragateiro, director do Teatro Nacional D. Maria II, sobre a peça Viriato Rei, encenada por João Mota e apreentada no último Festival de Mérida, em Espanha, e um texto de Mário Costa sobre o projecto Viv'arte.

Sem comentários: