sábado, novembro 04, 2006

Leituras abrem festival 01 em Aix-en-Provence

São duas leituras de textos aparentemente destinados a um público infanto-juvenil, aqueles que abrem a programação do Festival 01 - Rencontre Européene de Jeunes Compagnies du Spectale Vivant, em Aix-en-Provence, França.

Play Alter Native (na foto), da autoria do norueguês Finn Lucker, vencedor do prémio Ibsen 2006 e eleito melhor autor dramático na Noruega em 2004, é uma história sobre um rei que enlouquece para poder continuar a reinar o seu povo, também ele enlouquecido por causa da água que bebem. A peça- que em 2004 foi encenada em Amesterdão pelo português António Simão e mais tarde apresentada no CCB, em Lisboa -, é uma fábula que se organiza a partir de regras brechtianas. O autor, escreve-se no site dos Artistas Unidos, "parece mudar de estratégias a toda a hora, quando se aventura num diálogo com diferentes modelos dramáticos, com dramaturgos clássicos e as correspondentes visões do mundo".

Entre!, do francês Malwen Voirin, é uma recriação do mais do que famoso conto de Charles Perrault, O Capuchinho Vermelho. Colocando a tónica na passagem para a idade adulta, esta versão de Voirin, finalista do Master em Dramaturgia e Escrita Cénica da Universidade de Aix-en-Provence, pergunta: " A toujours dire aux gens ce qu'ils sont vraiment, tu les détruis. Il y a des secrets moisis qui auraient pu tenir jusqu'à la mort de tous les protagonistes, sans faire de vague. Pourquoi tu viens toujours remuer la merde avec ta petite robe blanche de redresseuse de torts ? ".

As duas leituras são apresentadas no Théâtre Antoine Vitez, às 16h30 e 18h00 respectivamente.

O Melhor Anjo é o blog associado do Festival 01 - Rencontre Européene de Jeunes Compagnies du Spectale Vivant, que até dia 11 de Novembro decorre em Aix-en-Provence. Toda a programação do festival pode ser consultada aqui.

Sem comentários: