segunda-feira, outubro 16, 2006

Informação exclusiva: Studiobühne de Colónia convida 12 companhias portuguesas para festival em Março 2007

O convite é lançado pela Studiobühne, um teatro em Colónia (Alemanha) que desde 1987 organiza o festival Europa em Cena e que, de 10 a 17 de Março 2007, terá Portugal como país convidado para uma semana de espectáculos e contactos com companhias alemãs. O conceito-base do Europa em Cena, explicam no dossier de apresentação do projecto, "é promover o intercâmbio internacional e a realização de redes na cena cultural jovem – ou seja, num tipo de cena de carácter livre e frequentemente sem garantias financeiras". Para garantir que o intercâmbio exista, a Studiobühne garante aos grupos participantes "alojamento e meia-pensão para toda a semana, per diem, 100% das entradas da própria apresentação, um apoio à viagem e, naturalmente, entrada livre em todos os eventos".

O festival é vocacionado para propostas que apostem na experimentação e na reflexão do "próprio teatro como meio, a sua linguagem e função numa sociedade mediática e globalizada". Nesse sentido os grupos escolhidos são convidados a permancer em Colónia durante toda a duração do festival, uma vez que, ao mesmo tempo, decorre a Academia de Teatro IUTU com "ateliers com professores internacionais (em parte oriundos dos grupos participantes), a possibilidade de trocar experiências criativas práticas sobre técnicas e formas de trabalho". Por isso avisam: "Este festival não é adequado para grupos que queiram vir a Colónia apenas para uma representação".

Apresentando-se como "a casa do teatro experimental da cidade e da região", a Studiobühne de Colónia é parceira de um conjunto de iniciativas de relevo internacional como o ImpulsTanz e o tanzstrasse nrw, para além da Universidade de Colónia. O prazo para apresentação de propostas termina a 31 de Outubro. O dossier do espectáculo deve ser enviado para os seguintes contactos:

Studiobühne Köln
Georg Franke / Bastiane Franke / Dietmar Kobboldt
Universidade de Colónia
D- 50923 Colónia
Tel.: +49 221 470 4513
Fax: +49 221 470 5150
s-f@uni-koeln.de
http://www.studiobuehne.eu/
ver questionário de candidatura em Theaterszene Europa no cabeçalho da página.

Sem comentários: