segunda-feira, agosto 14, 2006

Programa de iniciativas para o 3º aniversário do blog O Melhor Anjo


Este blog comemora 3 anos a 08 de Setembro. Sendo, até à data, o único espaço virtual dedicado exclusivamente à crítica e reflexão sobre artes performativas tem, através da publicação regular, procurado criar uma alternativa para o discurso crítico. E, com o tempo, vindo a constituir-se como uma relevante base de informações, onde se reúnem contributos de diversos autores, se propõem outras abordagens para os objectos artísticos, se buscam formas de contrariar a efemeridade dos espectáculos, ao mesmo tempo que procura pensar sobre o lugar da crítica e do discurso crítico.

Para celebrar este aniversário O Melhor Anjo propõe, em colaboração com vários espaços na cidade, um conjunto de iniciativas sob o signo da observação, que mais não querem do que contribuir para uma maior discussão sobre o papel da crítica num contexto cultural tão carente de discussão (e, por vezes, cúmplice dessa carência). Uma festa para a qual estão todos convidados.



Programa de actividades

08 Setembro – 18h00
Culturgest
entrada livre

Debate
O Olhar Crítico
Com Augusto M. Seabra (sociólogo e crítico, Público), Maria José Fazenda (antropóloga, ex-crítica, Público), Miguel-Pedro Quadrio (professor universitário, crítico de teatro, Diário de Notícias) e Tiago Bartolomeu Costa. Moderação de Mónica Guerreiro (consultora no Instituto das Artes, ex-crítica, Blitz). outros nomes sujeitos a confirmação


Como pensar e o que pensar da crítica e do seu papel na construção de um discurso artístico, numa altura em que esta se debate com uma flagrante ausência dos espaços privilegiados para a sua prática – os jornais? A discussão surge assim para reflectir sobre as sempre ambíguas relações criação-condições de produção, criadores-contextos de criação e exercício crítico-poder. Questões que exigem à crítica, mais do que um papel de observador, uma função de alerta e de questionador. Entre a “função” de organizador dos discursos artísticos e a sempiterna discussão sobre a crítica como arte, este debate procurará contribuir para a necessária reflexão sobre a responsabilidade de quem vê. Com olhos de ver.

o encontro será registado para posterior edição

08 e 09 de Setembro – 21h00-23h30
Negócio/ZDB
entrada livre

Performance
Peeping me
de Paulo Guerreiro

Em peeping me toca-se, observa-se, é-se observado. Os papéis (re)invertem-se num jogo de poderes e completam-se um ao outro. Corpo performático e público sobrepõem-se, espelham-se. Cria-se uma relação sensorial e perversa, onde ora se permite o toque, mas é privado o olhar, ora se vê (espreita), mas perde-se o contacto táctil. "Voyeur" e "exibicionista" mantêm esta relação através de orifícios num espaço tri-partido: tacto, visão e exposição. Mais que uma instalação, é um espaço performático interactivo, onde o movimento surge da relação performer/público. A coreografia existe no momento, a partir do toque e da ausência deste. As suas qualidades são partilhadas, são dependentes de ambos, do corpo/objecto e do observador/manipulador. Mais do que improvisação trata-se de instrumentalização, comunicação, reacção entre corpos, onde os limites se situam entre o físico e o emocional. Quebradas as convenções de relação espectador/interprete, é dando lugar a uma relação mais intima e subjectiva, onde os papéis activo e passivo são subvertidos, para depois serem novamente repostos, ou seja, (re)invertidos. O corpo performático é exposto e disposto, habita a relação dos corpos (o dele com o espectador), representa-se por códigos e afirma-se como objecto. Um objecto que tanto é de contemplação e serviçal, como se serve de quem o observa. Um objecto feito em corpo, da sobreposição de corpos e papéis. o que observa, toca e manipula, é conduzido à sua exposição e integra o objecto.

Paulo Guerreiro

conceito . interpretação Paulo Guerreiro criação cénica Marion Abeille equipa técnica Anne Vaglio France Nicolas Lucie Delorme (direcção geral) residência Lézarap'art co-produção ZDB/Paulo Guerreiro com a colaboração do Ballet Nacional de Marseille e Ballet Preljocaj.

Mais informações: Tel: 21 343 02 05 ou célia@zedosbois.org, www.zedosbois.org
Mais informações sobre o espectáculo em: peeping-me.blogspot.com /panguerreiro@gmail.com


08 de Setembro – 00h00
Casa Conveniente
entrada livre

Festa de Aniversário

Porque um aniversário não existe sem uma festa, a Casa Conveniente ajuda O Melhor Anjo a apagar as velas com uma festa que começa à meia noite e não tem hora para acabar. O som e as imagens ficam por conta de convidados especiais que terão carta branca para animar a noite e escolher as suas próprias músicas de aniversário. Uma festa que contará ainda com outras surpresas a descobrir pela noite dentro.

Mais informações: Sílvia Jorge : tel: 96 808 6808 . info@casaconveniente.pt

E ainda

Passatempo: Convites duplos para os leitores do blog para os espectáculos The Pillowman (encenação de Tiago Guedes, Maria Matos – Teatro Municipal) e Shall we dance 2 (um espectáculo do Teatro Praga, Hospital Miguel Bombarda) nas sessões de 08 e 09 de Setembro. Mais informações brevemente

Dossier O Síndroma de Stendhal a publicar no blog entre 01 e 08 de Setembro.

O Melhor Anjo convidou um conjunto de críticos e investigadores nacionais e internacionais para reflectirem sobre as relações entre crítica e criação. Os textos foram escritos em exclusivo para o blog, ou cedidos pelos autores, sendo inédita a sua publicação em Portugal. Entre os nomes convidados contam-se os críticos André Lepecki (ensaísta, dramaturgo e crítico) e Arnd Wesseman (editor da revista alemã Ballet-Tanz) .



O 3º aniversário do blog O Melhor Anjo é feito em colaboração com a Casa Conveniente, Culturgest, Galeria Zé dos Bois/Negócio, Maria Matos – Teatro Municipal e Teatro Praga. Imagem de Nuno Coelho (gentilmente cedida)