sexta-feira, agosto 18, 2006

Leituras de verão




1) O fotógrafo e artista visual alemão Wolfgang Tillmans , prémio Turner 2000, deu, em Outubro 2005, uma entrevista à revista francesa gay Têtu, que pode ser lida em três partes (1, 2 e 3), e na qual comenta algumas das suas fotografias onde o sexo, o corpo, os fetiches e a ambiguidade são a nota forte. Mais sobre o seu trabalho aqui, aqui, aqui , aqui e aqui.

2) No The Guardian, a reporter Lyn Gardner foi descobrir o que significa e "como se aguenta" representar noite após noite a mesma peça. The neverending stories é uma viagem aos bastidores dos musicais que enchem os teatros de Londres ano após ano.

3) A Culturgest disponibiliza em pdf o programa da exposição dedicada ao pintor holandês Kees Goudzwaard que introduziu "no cerne do seu processo de trabalho, a questão do mimetismo". A exposição está patente até 27 de Agosto.

4) No idança foi publicado o texto Ter Espaço para ter Tempo, sobre o projecto artístico do coreógrafo Rui Horta, em Montemor-o-Velho, e que já publiquei neste blog. Pode ainda ler-se, entre outros, um ensaio de Carla Vendramin sobre dança inclusiva e as dificuldade de classificação desta disciplina artística, O Nome da Coisa, e um artigo de opinião de Leonel Brum, Uma demanda de mercado, sobre o crescimento do video-dança no Brasil.

Legenda da fotografia: Lutz & Alex sitting in the Trees, 1992, de Wolfgang Tillmans