terça-feira, julho 18, 2006

Contigo, de João Paulo Pereira dos Santos: breve nota crítica e Diário de Avignon I

Contigo é uma criação conjunta de João Paulo Pereira dos Santos, criador e intérprete especializado no mastro chinês, e do coreógrafo Rui Horta, que este ano faz parte da programação do Suject a vif, no âmbito do 60º Festival de Avignon. A peça, que foi apresentada na passada terça feira 11 de Julho em ante-estreia no Espaço do Tempo, em Montemor-o-Velho, transforma o virtuosismo acrobático numa filigrânica teia de sequências nas quais o corpo se revolve para fixar uma coreografia que parte de um constante jogo de domínio, não da técnica do mastro chinês, não dos objectos, mas do que a partir disso se constrói. O modo como do conjunto das posições força a um olhar que não queira ver apenas esse virtuosismo técnico transforma a ténue narrativa, certamente desenhada por Rui Horta, numa busca por um lugar do corpo. É um corpo que quer uma forma, uma posição e um lugar, seja na cadeira, no mastro ou no chão. E é também um modo de pensar o conflito entre ficção e realidade. Cada gesto, cada posição (e há aqui um profundo devir clássico, quase etéreo) tem algo de semi-ficcional atendendo ao modo como João Paulo Pereira dos Santos o torna fácil. E a respiração suspensa do espectador quer ver em cada movimento um toque divino. Mais não seja porque tudo se passa num espaço inatingível. Mais perto do céu, mais perto do eu.

---
O Melhor Anjo apresenta em exclusivo o diário de bordo do autor de Contigo, a peça que apresenta no 60º Festival de Avignon até 25 de Julho.

Diário de Avignon I
17 Julho 2006, Avignon (França)

... as coisas estão a correr muito bem e o público parece estar a gostar. Eu sinto-me um pouco cansado [Contigo estreou hoje] mas com um bom estado de espírito. O ambiente aqui em Avignon é particular com muitas coisas para ver... talvez demasiadas. Eu por enquanto não fui ver nada pois o calor e o cansaço são mais fortes e prefiro guardar energias para o espectáculo. O Rui[Horta] também está muito contente com o resultado que aliás já está a dar os seus frutos. Alguns profissionais já vieram ver o espectáculo e ficaram muito interressados. Talvez se organize uma boa digressão internacional para o ano que vem.

Mas ainda é cedo para pensar nisso tudo. Agora é mesmo concentrar-me manter a cabeça fria, fazer o meu trabalho dando o meu melhor... por falar nisso as condições climatéricas são boas visto que actuo às 11h da manhã e a essa hora ainda não está muito calor e o espaço ainda tem sombra. Mesmo assim eu transpiro imenso, o que não facilita muito o trabalho porque a humidade no mastro é o meu pior inimigo. Tudo isto para dizer que hoje escorreguei numa das últimas figuras (mas nem sequer caí e acho que ninguém deve ter percebido...).

voila algumas novidades.
até breve,
joão

Sem comentários: