sábado, janeiro 28, 2006

Retratos mudos

Gérard Courant (França, 1951), cineasta experimental, desenvolve desde 1978 um projecto intitulado Cinématon, onde, utilizando a duração de uma bobine de Super 8 regista aquilo que "o objecto filmado" quiser. Com mais de 2000 nomes fixados, o conjunto dos filmes ascende às 142 horas de projecção. Courant, que segue sempre as mesmaś regras, há muito que abandonou o carácter provocatório que o projecto tinha quando foi iniciado. Hoje o que lhe interessa é contrariar a permanente violência que nos assalta o quotidiano. Nas várias retrospectivas que se fazem pelo mundo, pede aos espectadores que observem.



As regras do Cinématon, segundo Gérard Courant

1) La caméra cadre un gros plan fixe du visage d’une personnalité des arts et du spectacle.
2) La caméra cinématographique est fixée sur un trépied.
3) La caméra filme pendant 3 minutes 25 secondes, le temps d’un chargeur "Super 8".
4) Il y a une seule prise.
5) Il n’y a pas de son.
6) Il n’y a pas de changement de mise au point.
7) Il n’y a pas de modification de cadrage en cours de tournage.
8) Il n’y a pas de coupure pendant le tournage et pas de montage.
9) La personne filmée est libre de faire ce qu’elle veut.
10) Le "cinématoné" accepte que son portrait soit montré au public.

Mais sobre Gérard Courant.

2 comentários:

UniversitYliopisto disse...

adoro.

Anónimo disse...

Não conhecia (mas já gosto).